Prefeitura

Saúde

26/03/2019 - Credenciamento de cães e gatos para castração encerra na sexta-feira

Mais de mil animais já foram cadastrados 

O Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias encerra cadastro para castração de cães e gatos do Município de Uberaba na sexta-feira, dia (29). Segundo dados do Departamento, até a última sexta-feira (22), data do último balanço, foram realizados 1005 cadastros, sendo 295 cadelas, 240 gatas, 246 cães e 124 gatos. Destes, 444 cadastros foram realizados via site da Prefeitura e 561 por telefone. 


Lara Rocha Batista, chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, explica a importância do manejo populacional para resolver problemas como a superpopulação de animais abandonados nas ruas. O objetivo é promover a guarda responsável destes animais. “Nas ruas, eles estão sujeitos a maus tratos, envolvendo-se e/ou provocando acidentes de trânsito ou por agressão (mordeduras), além de prejudicarem a limpeza urbana ao destruírem sacos de lixo em busca de alimento e por defecarem em vias públicas,  participando na cadeia de transmissão de zoonoses, entre outros, o que representa um risco para a saúde pública”, explica Lara. 


Na primeira etapa do programa serão castrados cães machos pelo método farmacológico. Na segunda etapa, serão realizadas castrações cirúrgicas para cadelas e gatas. A castração farmacológica é recomendada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em parecer enviado para a Prefeitura Municipal de Uberaba, desde que seja acompanhada da castração de fêmeas, de ações de educação sanitária para a guarda responsável. 


Cadastro - Os animais devem estar em boas condições de saúde e terem entre 4 meses e 7 anos de idade. Os tutores serão responsáveis por cadastrar o animal, deslocá-lo para realização do exame pré-operatório e do procedimento de castração e pelo pós-operatório. Os cadastros podem ser realizados por formulário eletrônico no endereço http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,45742 ou via telefone no 3315-4173 ou 3317-4655. O interessado deverá ter em mãos o número do NIS no momento do cadastro. Todos os animais castrados serão identificados por meio microchip, ficando registrados no Município. 


Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub