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Saúde

19/03/2019 - Cerca de 900 pacientes faltaram aos agendamentos do Mutirão do Ultrassom

Faltas não justificadas prejudicam redução da fila eletrônica. Pacientes confirmam a presença, mas não comparecem
 
Mutirão de Exames de Ultrassom realizado pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hospital Regional José de Alencar têm trabalhado para reduzir a fila eletrônica para exames de imagem, como o ultrassom e eletrocardiograma no município desde o dia 04 de fevereiro. No entanto, o número de faltas não justificadas têm prejudicado o andamento dos atendimentos.


Segundo a chefe do Departamento de Atenção Especializada, Sheron Hellen da Silva, o objetivo do Mutirão é realizar 13 mil exames de ultrassom e 3 mil eletro cardiogramas até julho, mas em balanço quinzenal do Hospital Regional, até o dia 11 de março foram 1902 agendamentos confirmados, com apenas 1079 realizados, totalizando 873 faltas. O percentual de pessoas presentes deu 57%, ou seja, 43% das pessoas que confirmaram o agendamento faltaram.


“O Mutirão poderia estar andando mais rápido, pois o médico está lá à disposição e essa pessoa que faltou tirou a disponibilidade de outra pessoa ir. Por exemplo, as quase 900 pessoas que faltaram. Se tivessem avisado que não iriam, poderíamos ter chamado outras 900 no lugar e não chamou, por esses faltantes terem confirmado”, destaca Sheron.


Mutirão - O agendamento é realizado pela Secretaria de Saúde, que fará as ligações informando o dia e horário do exame. Às terças, quartas e quintas, há atendimento noturno, mas para atender quem não pode ir durante o dia, bem como aos sábados e no domingo no período da manhã e da tarde. O objetivo é agilizar o atendimento com relação à realização do exame e diminuir a espera na fila eletrônica. É preciso apresentar o pedido do ultrassom, RG, CPF e comprovante de endereço no dia do exame. O Mutirão irá atender pessoas a partir de 14 anos de idade. Jovens entre 14 e 17 anos devem estar acompanhados do responsável legal no dia do exame.


A chefe do Departamento da Atenção Especializada orienta que idosos com alguma dificuldade cognitiva ou de mobilidade também estejam acompanhados e ressalta: o paciente que falta precisa repetir todo o procedimento de passar pela consulta com o clínico, para poder receber o encaminhamento médico e entrar na fila para realizar o exame ou a consulta. “Pedimos que as pessoas não faltem, a equipe da Fila Eletrônica sempre liga, então é só avisar que não vai poder ir, caso ela confirme e precise cancelar, ela pode ligar até 48 horas antes da consulta no telefone 3331-2745”, orienta Sheron.

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

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