WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

19/03/2019 - Defesa Civil faz alerta sobre possível chuva de “São José”

Previsão de chuva forte para terça-feira (19)
 
A Secretaria Municipal de Defesa Social (SDS), por meio da Defesa Civil de Uberaba, do Grupo de Reação a Desastres (Grede) e do PEP (Plano de Emergência Pluviométrico) estão em alerta devido às chuvas previstas para esta terça-feira. O dia 19 de março, comemorado pelos católicos c Omo Dia de São José, historicamente é lembrado for fortes chuvas (“enchentes de São José”). 


De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Evaldo Faquineli, está previsto para esta terça (19) aproximadamente 35 mm de chuvas, o que pode ser potencializada em algumas regiões da cidade. A previsão de chuva permanece até quarta-feira (20), conforme o coordenador.


“Pedimos à população que fique em alerta. Quase todos os anos, registramos forte chuva nesta data e alguns pontos acabam mais atingidos. Evitem áreas que estão sujeitas a enchentes, não estacionem veículos nessas áreas, principalmente debaixo de árvores associadas a fortes rajadas de vento. Todo o cuidado é necessário”, explica.


Faquinelli fala sobre ações preventivas como manutenção em telhados, e limpeza de caixas de gordura. Essas ações – diz - contribuem para o escoamento da água que possa entrar em casas porque com maior evasão mais chances de se evitar inundações. O coordenador ressalta que em situação de chuvas carregadas e raios, deve-se desconectar os aparelhos elétricos da tomada.


Todos os grupos traçaram os principais pontos que podem ser atingidos e mapeados como áreas de risco. As equipes da Defesa Civil estão percorrendo estes locais para verificar e acompanhar as condições do solo e das encostas.


Em situações de risco como deslizamentos de terra, deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas às residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa imediatamente e acione a Defesa Civil Municipal ou o Corpo de Bombeiros., através dos telefone de emergência 199 ou 193.


Atenção redobrada – Toda a chuva que deve chegar em Uberaba nos próximos dias está sendo monitorada pelos grupos de ação preventiva e ações corretivas.


O Grupo de Reação a Desastres (Grede) é direcionado a Secretarias e autarquias da Prefeitura de Uberaba que envolve a Defesa Civil, Procuradoria Geral, Chefia de Gabinete, COHAGRA, Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba – CODAU, Serviços Urbanos, Governo, Administração, Planejamento e Gestão Urbana, Educação, Desenvolvimento Social, Obras, Meio Ambiente, Finanças, Comunicação, Agricultura, Saúde e do SAMU.


Já o PEP (Plano de Emergência Pluviométrico) é integrado pelas equipes da Prefeitura e Corpo de Bombeiros, Cemig, Policia Militar e Rodoviária. Guarda Municipal, Policia Rodoviária Federal, dentre outros órgãos, além do acompanhamento da climatologista Wanda Prata.

Jornalista Sabrina Alves

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar