WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

17/03/2019 - Uberaba realiza pré-plenárias para discutir propostas para área da saúde no município

As sessões são abertas ao público para sugestões e novas idéias, a fim de melhorar a saúde de Uberaba
 
Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realiza na próxima semana as pré-plenárias em preparação para a realização da Plenária Municipal de Saúde de Uberaba, que será realizada no dia 30 de março, no Hospital Regional José de Alencar. O objetivo é analisar as propostas do Plano Municipal de Saúde 2018-2021, e levar para a Plenária, onde serão discutidas e aprovadas as proposições que sejam de competência da Secretária de Estado de Saúde, para serem apresentadas na 9ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais e, posteriormente, na 16ª Conferência Nacional de Saúde.


As pré-plenárias serão realizadas em três dias, todas começando às 18h30. Na segunda-feira, dia 18, será no Centro Municipal de Educação Avançada (CEMEA) do bairro Boa Vista, na terça-feira (19), no CEMEA do bairro Abadia e na quarta-feira, dia 20, será no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba. Já a Plenária, realizada no HR no dia 30, será das 08h às 18h e terá como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”.


Segundo Sérgio Henrique Marçal, vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde e diretor de Atenção Psicossocial, a plenária pública foi chamada, pois o município já realizou uma conferência há dois anos, onde foram levantadas todas as necessidades da população, pela população e profissionais envolvidos. “Como já temos esse documento, que ainda não tem quatro anos, podemos só fazer uma plenária, ao invés de fazer uma nova Conferência, revendo essas propostas e ver as que serão encaminhadas para a Conferência Estadual de Saúde, lembrando que aí vão ser levadas apenas as proposições que sejam de competência do governo do estado, da Secretaria de Estado de Saúde, além de eleger os delegados”, esclarece Marçal.


A avaliação do Plano Municipal de Saúde 2018-2021 será na parte da manhã, com a discussão das propostas divididas em grupos de trabalho, por eixo da Plenária, à tarde, que serão: I- Saúde Como Direito; II – Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); e III – Financiamento adequado e suficiente para o SUS. À tarde ainda será a votação das propostas que serão selecionadas para a 9ª Conferência Estadual e a 16ª Conferência Nacional e a eleição dos delegados e delegadas representantes de Uberaba.


Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar