WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

16/03/2019 - UPA da Criança entra em fase de transição dos atendimentos pediátricos

Transferência dos serviços será feita aos poucos para evitar tumultos e identificar pontos de ajuste

 
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Criança, localizada no Hospital da Criança, inicia fase de transição neste sábado, dia 16 de março, dentro de um cronograma de transferência das atividades da UPA do Mirante para a unidade que será referência no atendimento pediátrico de urgência e emergência de Uberaba.


O secretário municipal de Saúde, Iraci de Souza Neto, explica que o objetivo é evitar tumulto na mudança dos atendimentos e servir como período de testes, antes da inauguração oficial da UPA da Criança, para identificar e realizar os acertos em caso de problemas ou de necessidade de ajustes. “Esse período vai de duas a três semanas. Essa transição está dentro do planejamento e formatação da UPA para se tornar a única referência de atendimento pediátrico da cidade e o corpo clínico e a escala de atendimento já estão organizados para receber os pacientes”, esclarece Iraci. Ainda segundo o secretário, a partir desse sábado, não terá mais pediatra na UPA do Mirante, mas a unidade vai estar atenta à procura e fazer o devido encaminhamento.


A UPA da Criança foi anunciada em fevereiro e será um anexo do Hospital da Criança, que ganhará mais recursos, mais médicos, equipamentos hospitalares e uma nova estrutura de acolhimento para as crianças e pais, com sala de observação moderna, aconchegante, equipe de acolhimento diferenciada, brinquedoteca, entre outras melhorias. O objetivo é promover o bem-estar das crianças, que serão poupadas da exposição às situações fortes que podem ocorrer nas UPAs. A mudança também busca otimizar os investimentos, ampliando a qualidade do atendimento à população com os recursos disponíveis e melhor qualificação da estrutura e do serviço pediátrico oferecido. Na ocasião do anúncio, foi revelada a destinação de 100% dos recursos mensais que compete à prefeitura, arrecadados pelo sistema do Estacionamento Rotativo para o projeto, além dos recursos já repassados ao Hospital.


O projeto - O anexo do Hospital da Criança onde funcionará o atendimento da UPA da Criança está passando por reforma, adaptação e reestruturação, em parceria com a Unimed, além de receber novos equipamentos e mobiliários. São melhorias nos consultórios, leitos de observação, sala de espera, e equipamentos como raio-x e ultrassom para otimizar o atendimento. A unidade contará com monitores infantis, TVs nas salas de observação e espera e canais infantis.


De acordo com a Secretaria de Saúde, o investimento será de R$290.000,00 mensais, R$3.480.000,00 anual. A UPA da Criança funcionará 24 horas em todos os dias da semana, incluindo feriados e pontos facultativos. Haverá ampliação do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (raios-X, exames de sangue, eletrocardiograma e ultrassonografia), além da flexibilização da escala multiprofissional nos períodos de sazonalidade. 


Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar