WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

13/03/2019 - PMU e Funepu inauguram a Unidade Dia no bairro Santa Marta

Atendimento será focado em baixa e média complexidade ambulatorial visando pacientes encaminhados pelas UPAs e UBS 


Otimizando a assistência médica de Uberaba com o programa Renova Saúde, a Prefeitura de Uberaba e a Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba – Funepu inauguraram nesta terça-feira (12) a Unidade Dia Dr. Renê Barsam, com a presença de secretários municipais, vereadores, autoridades e representantes de entidades e da sociedade civil. Com capacidade operacional para atender 144 pessoas por dia, o novo modelo de unidade de saúde oferecerá à população atendimentos de média e baixa complexidade ambulatorial. 


A Unidade Dia seguirá o regime de assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial, para realização de procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos que requeiram a permanência do paciente na Unidade por um período máximo de 12 horas. O padrão de funcionamento do local, batizado de Funepu Saúde – Unidade Dia, vem sendo estudado pela equipe Multidisciplinar da Fundação há mais de um ano e visa agilizar o atendimento do paciente, ao mesmo tempo que desafogará o fluxo diário das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde. 


O prefeito Paulo Piau diz que segundo a Frente Nacional de Prefeitos, Uberaba é a trigésima cidade do Brasil que presta o melhor serviço de saúde entre os 5.570 municípios brasileiros. “Isso não é pouco, mas queremos ser a primeira, então é importante o reconhecimento pela população do que estamos entregando na nossa gestão. Temos deficiências como todo município, também dependemos do governo federal, do governo do estado, mas estamos prestando um serviço melhor, gastando menos, com uma boa gestão de recursos e pessoal. Temos o suporte técnico das duas universidades de Uberaba e estamos no caminhando e vamos melhorar ainda mais.” 


O secretário de Saúde, Iraci Neto pontua que esse é um trabalho diferente, uma marca do governo do prefeito Paulo Piau de buscar sempre a inovação. “A Unidade Dia é voltado para procedimentos básicos, linkados com nossa rede de saúde básica e com as necessidades das UPAS. Essa parceria com a Funepu culminou nesse diferencial genuíno da rede de saúde de Uberaba, atendendo média mais de cem pessoas por dia todas referenciadas e que vem a somar a todo investimento, não só de infraestrutura, mas de integração com capacitação de profissionais, articulação com a rede hospitalar buscando equilíbrio, com qualidade para facilitar o acesso da população dentro das suas necessidades.” 


O presidente da Funepu, José Eduardo dos Reis Félix, explica que desde que assumiram a gestão das UPAs há dois anos, foi constatado que o número de atendimentos de média e baixa complexidade impactam significativamente nos atendimentos diários. “Começamos, então, a estudar um modelo de unidade que pudesse oferecer exclusivamente atendimentos voltados para procedimentos relativamente simples, como troca de curativos ou aferição de pressão entre outros. Esse modelo permite que a passagem do paciente pela unidade seja mais ágil, diminuindo o desconforto de espera, ao mesmo tempo que desafoga as UPAs e UBSs”, revelou ele.


Montada na Praça Absalão Gomes da Silva, no bairro Santa Marta, o modelo de funcionamento da Funepu Saúde – Unidade Dia, tem capacidade para atendimento diário de 144 pacientes. “O paciente terá três formas de ser atendimento. A primeira é via atendimento espontâneo, quando ele busca a unidade, por exemplo, para administração de algum medicamente que deve ser aplicado por um profissional, como uma injeção. Nesse caso, o paciente traz o medicamento e a receita médica. A segunda é via UBS, por meio de encaminhamento. E a terceira, por meio das Unidades de Pronto Atendimento”, esclarece Félix. 


Estrutura, procedimentos e horários - A unidade conta com infraestrutura de consultório multidisciplinar, salas de observação e procedimentos e nebulização. Entre os serviços que serão realizados na Funepu Saúde – Unidade Dia, estão cateterismo vesical de alívio, curativos de diversos graus, inalação, nebulização, aferição de peso, pressão, glicemia e temperatura, retirada de pontos de cirurgias básicas, terapia e reidratação oral, administração de medicamentos entre vários. O horário de Funcionamento é das 07h às 19h, de segunda a sábado, exceto feriados. O investimento foi de aproximadamente R$ 90.000,00, sendo gastos na reforma do prédio e em equipamentos e mobiliário. 


Homenagem - Dr. Renê Barsam, que dá nome à Unidade Dia, nasceu em Elazig na Armênia e veio para o Brasil com os pais ainda criança. Fez faculdade de Medicina e especialização em Ortopedia no Rio de Janeiro e a subespecialização em Ortopedia Infantil no famoso Instituto Rizzoli, na Itália. Voltou para Uberaba onde foi professor da primeira turma de formandos da faculdade de Medicina.


Sempre prezou pelo atendimento no Hospital da Criança, que era seu local preferido em atendimento. Foi presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia por duas vezes, e com Dr. Ezio de Martino construíram a sede na avenida Dr. Fidélis Reis. Além da devoção pela medicina, criou a Fundação de Ensino Técnico (FETI) que hoje leva seu nome. Ajudou a trazer a TV para Uberaba e presidiu a Associação Comercial e Industrial de Uberaba (ACIU) por duas vezes. Foi presidente do Uberaba Sport Club onde criou o Cascata, que era o clube de campo para gerar receitas para o time.

Jorn. Luiza Carvalho e Viviane Silva dos Santos (Secom/PMU e Assessoria FUNEPU)

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar