WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

09/03/2019 - Dia da Mulher no Caism é marcado por ações de saúde e de empoderamento

Atividades especiais de promoção da saúde da mulher continuam durante a próxima semana
 
O prefeito Paulo Piau e a primeira-dama, Heloísa Piau, abriram na manhã desta sexta-feira (08) as atividades especiais do Dia da Mulher no Centro de Atendimento Integrado de Saúde da Mulher (Caism). A solenidade teve a presença de secretários municipais, vereadores, o deputado federal Franco Cartafina, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), representantes de entidades e a população. A abertura contou com a performance teatral, poética e musical “Mulheres não querem o silêncio", com participação da arte educadora, militante nas causas afro-brasileiras, atriz e educadora Ana Elisa Gonçalves, a atriz, dançarina do ventre e arte educadora Andrea Souto e a violinista e compositora Karine Rodrigues.

Paulo Piau destacou a importância das mulheres e de suas lutas, ponderando com lamento a necessidade de endurecer leis para proteger as mulheres contra a violência, que não deveria ocorrer. “Infelizmente, como as estatísticas são uma triste realidade desse país, as leis precisam ser rigorosas para punir. Mas nesta data, de reflexões e celebrações, queremos olhar as questões positivas e prestar uma homenagem a todas as mulheres que passaram pela história de Uberaba e que ajudaram a construir nossa cidade. As mulheres vão a luta, reagem e estão conquistando e ocupando seu espaço”.

A primeira-dama Heloísa Piau destacou o significado do Dia da Mulher na luta pelas conquistas femininas. “Eu sempre escutei, da minha mãe, que as mulheres são o esteio das famílias. E na sociedade atual precisamos enfatizar que o bem é muito maior que o mal. O Caism cuida de pessoas, de mães, de mulheres lutadoras, e isso é essencial e feito com o coração. Deixo hoje, com muito carinho e amor, meu abraço a todas as mulheres de Uberaba”.

O secretário adjunto de Saúde, Luciano Paiva, ressaltou que no quadro da Secretaria Municipal de Saúde, de cerca de 2.100 servidores, 1.460 deles são mulheres. “Temos aqui o atendimento especializado à Mulher no Caism, que é um privilégio oferecer um serviço com tamanha qualidade. Este trabalho tem sido bem desenvolvido graças ao trabalho de todas. É um trabalho árduo, contínuo e ao qual temos dado nosso melhor para alcançar melhorias no atendimento à população”.

Além da solenidade de abertura, o dia também foi de importantes palestras. Ercileide Laurinda da Silva falou sobre o tema “Empoderamento Feminino: Uma Trajetória de Sucesso”. Ela é bacharel em Direito, ex-presidente da Adefu por dois mandatos 2011-2017, atleta da seleção brasileira de bocha paraolímpica, artesã, atriz e dançarina do grupo de Teatro e Dança, Arte sobre Rodas. E, seguida Miralda Dias Dourado de Lavor, formada em Direito, Mestre em Ciências Jurídico Políticas pela Universidade de Lisboa, Promotora de Justiça do Estado de Minas Gerais desde 1991 e Coordenadora Geral das Oficinas de Parentalidade de Uberaba, ministrou palestra sobre “Os Desafios do Empoderamento da Mulher na Atualidade”. As atividades encerraram com o “Cantinho da Beleza”, com a presença de uma consultora de beleza e equipe para ensinar a fazer maquiagem, design de sobrancelha, massagem facial, entre outros.

Semana da Mulher 2019 – Entre os dias 11 e 15 de março, o Caism realiza coleta de citologia e inspeção mamária pela enfermagem das 08h às 11h, todos os dias, com o Banco de Leite realizando atendimento às intercorrências do Aleitamento Materno das 08h às 16h nos dias 11 e 12 de março, das 08h às 11h nos dias 13 e 14, e das 13h às 17h no dia 15 de março. Segundo a gerente do Caism, além das atividades rotineiras, que serão intensificadas durante a semana, haverá palestras todos os dias, com temas voltados para a promoção da saúde da mulher.

No dia 11, das 13h30 às 14h10 haverá roda de conversa com a Dra. Cristina Gobbo Cançado, sobre o “Desafio da Amamentação na Vida da Mulher Moderna”. Já no dia 12, o Dr. Ali Harmad Char ministra palestras sobre “Métodos Contraceptivos” das 08h às 09h, enquanto à tarde, das 13h30 às 14h10, a Dra. Cristina Gobbo Cançado volta a falar sobre o tema do dia 11.

O dia 13 de março contará com roda de conversa com a fisioterapeuta Karen e residentes da UFTM sobre “A importância da Atividade Física na qualidade de Vida/Alongamento Dinâmico” das 13h30 às 14h30, enquanto no dia 14, as psicólogas do Caism ministram palestra com o tema “Amar e Ser Mulher” no período da manhã, das 09h às 10h. No dia 15, a cirurgiã dentista Carmen Sueli Pires Laterza realiza roda de conversa sobre Saúde Bucal na Gravidez, das 09h às 10h.

Luiza Carvalho – Jornalista

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar