WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

05/03/2019 - Ações de saúde, empoderamento e conscientização marcam Dia da Mulher no Caism

Atividades se estendem por toda a semana e focam no empoderamento e promoção da saúde da mulher
 
Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza ações de saúde, rodas de conversa, palestras de conscientização e empoderamento em celebração ao Dia Internacional da Mulher no Centro de Atendimento Integrado de Saúde da Mulher (Caism) entre os dias 08 e 15 de março. O Dia Internacional da Mulher é comemorado mundialmente no dia 08 de março, e a data frisa a importância da mulher na sociedade e a história da luta pelos seus direitos. 


A programação das atividades da Semana da Mulher 2019 começa na sexta-feira (08), às 08h, com recepção e boas vindas aos participantes e apresentação cultural com o tema “Mulheres não querem o silêncio". A performance é teatral, poética e musical, e irá pontuar a mulher em sua plenitude, e levantar suas indagações, e um grito contra o machismo e o feminicídio, com participação da arte educadora, militante nas causas afro brasileira, atriz e educadora Ana Elisa Gonçalves, a atriz, dançarina do ventre e arte educadora Andrea Souto e a Violinista e Compositora Karine Rodrigues.


O Secretário de Saúde, Iraci de Souza Neto, destaca que é uma semana importante, onde as diversas atividades e palestras disponibilizadas buscam estreitar o contato dos profissionais com a comunidade feminina, com foco na prevenção, promoção e cuidado com a saúde da mulher. “A gente abre essa semana após o carnaval com essas atividades, buscando esse estreitamento, pensando que a mulher tem que ter seu cuidado especial, dentro das políticas públicas referenciadas especificamente para ela. Então essas atividades vêm para fortalecer ainda mais a nossa responsabilidade e reforçar para a sociedade a importância do cuidado com a saúde da mulher”, ressalta Iraci. O Caism fica na Avenida Leopoldino de Oliveira, 1160, Parque do Mirante.


A gerente do Caism, Natália D’Amico, destaca que o foco das atividades desta semana é reverenciar essa mulher multifacetária, mãe, esposa, dona de casa, profissional, referenciando esses aspectos da mulher com dupla ou até tripla jornada. “Nosso foco, com os temas abordados nas palestras, é mostrar que a mulher é capaz, inteligente, independente, capaz de enfrentar adversidades e o que é possível fazer mesmo com as impossibilidades, como no caso da nossa convidada Ercileide, que mesmo sobre a cadeira de rodas, ela é atleta, profissional, dança”, relata Natália.


Ercileide Laurinda da Silva irá falar sobre o tema “Empoderamento Feminino: Uma Trajetória de Sucesso” às 09h10. Ela é bacharel em Direito, ex-presidente da Adefu por dois mandatos 2011-2017, atleta da seleção brasileira de bocha paraolímpica, artesã, atriz e dançarina do grupo de Teatro e Dança, Arte sobre Rodas. Já às 09h30, Miralda Dias Dourado de Lavor, formada em Direito, Mestre em Ciências Jurídico Políticas pela Universidade de Lisboa, Promotora de Justiça do Estado de Minas Gerais desde 1991 e Coordenadora Geral das Oficinas de Parentalidade de Uberaba irá ministrar palestra sobre “Os Desafios do Empoderamento da Mulher na Atualidade”. As atividades encerram neste dia com o “Cantinho da Beleza”, com a presença de uma consultora de beleza e equipe para ensinar a fazer maquiagem, design de sobrancelha, massagem facial, entre outros.


Semana da Mulher 2019 – Entre os dias 11 e 15 de março, o Caism realiza coleta de citologia e inspeção mamária pela enfermagem das 08h às 11h, todos os dias, com o Banco de Leite realizando atendimento às intercorrências do Aleitamento Materno das 08h às 16h nos dias 11 e 12 de março, das 08h às 11h nos dias 13 e 14, e das 13h às 17h no dia 15 de março.


Segundo a gerente do Caism, além das atividades rotineiras, que serão intensificadas durante a semana, haverá palestras todos os dias, com temas voltados para a promoção da saúde da mulher. “Vamos abordar a questão do aleitamento materno, das mulheres que retornam para a rotina de trabalho ainda amamentando, orientar a coletar e armazenar o leite, vamos falar sobre contraceptivos, alimentação balanceada, prática de atividades físicas, saúde bucal na gravidez, trabalhando de forma multiprofissional a saúde da mulher”, explica Natália.


No dia 11, das 13h30 às 14h10 haverá uma roda de conversa com a Dra. Cristina Gobbo Cançado, sobre o “Desafio da Amamentação na Vida da Mulher Moderna”.  Já no dia 12, o Dr. Ali Harmad Char ministra palestras sobre “Métodos Contraceptivos” das 08h às 09h, enquanto à tarde, das 13h30 às 14h10, a Dra. Cristina Gobbo Cançado volta a falar sobre o tema do dia 11.


Já o dia 13 de março, conta com roda de conversa com a fisioterapeuta Karen e residentes da UFTM sobre “A importância da Atividade Física na qualidade de Vida/Alongamento Dinâmico” das 13h30 às 14h30, enquanto no dia 14, as psicólogas do Caism ministram palestra com o tema “Amar e Ser Mulher” no período da manhã, das 09h às 10h. No dia 15, a cirurgiã dentista Carmen Sueli Pires Laterza realiza roda de conversa sobre Saúde Bucal na Gravidez, das 09h às 10h.

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar