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Saúde

15/02/2019 - Cerca de 40% dos pacientes não compareceram nos agendamentos Mutirão do Ultrassom

Faltas não justificadas prejudicam redução da fila eletrônica. Pacientes confirmam a presença, mas não comparecem
 
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem trabalhado para reduzir a fila eletrônica para exames de imagem, como o ultrassom e eletrocardiograma no município. Para isso, desde o dia 04 de fevereiro, a SMS, em parceria com o Hospital Regional José Alencar, tem realizado um Mutirão de Exames de Ultrassom com o objetivo de agilizar o atendimento à população.
 
O Mutirão deve realizar 13 mil exames de ultrassom e 3 mil eletrocardiogramas até julho. No entanto, o número de faltas não justificadas têm prejudicado a realização dos atendimentos. Segundo a chefe do Departamento de Atenção Especializada, Sheron Hellen da Silva, até esta quinta-feira (14) foram 568 agendamentos confirmados, mas apenas 344 pessoas compareceram, totalizando 176 faltas  sem aviso. “O percentual de pessoas presentes deu 61%, ou seja, 39% das pessoas faltaram. Foi um percentual de falta muito grande de pessoas que confirmaram, ligamos, falaram para a gente que iam e não foram”, destaca Sheron.
 
Os números seguem a mesma tendência de uma análise realizada em 2018 pelo Departamento de Atenção Especializada, em que várias especialidades, como oftalmologia, ortopedia e ginecologia também apresentaram uma média de falta de 40%. A chefe de departamento da Atenção Especializada enfatiza que o paciente que falta precisa repetir todo o procedimento de passar pela consulta com o clínico, para poder receber o encaminhamento médico, entrar na fila para realizar o exame ou a consulta. “Pedimos que as pessoas não faltem, a equipe da Fila Eletrônica sempre liga, então é só avisar que não vai poder ir, caso ela confirme e precise cancelar, ela pode ligar no telefone 3331-2745”, orienta Sheron.
 
Mutirão - O agendamento de pessoas que já estão na fila eletrônica é realizado pela Secretaria de Saúde, que fará as ligações informando o dia e horário do exame. Às terças, quartas e quintas, há atendimento noturno nas para atender quem não pode ir durante o dia, bem como aos sábado e no domingo no período da manhã e da tarde. O objetivo é agilizar o atendimento com relação à realização do exame e diminuir a espera na fila eletrônica. É preciso apresentar o pedido do ultrassom, RG, CPF e comprovante de endereço no dia do exame. O Mutirão irá atender pessoas a partir de 14 anos de idade. Jovens entre 14 e 17 anos devem estar acompanhados do responsável legal no dia do exame. O Departamento da Atenção Especializada orienta que idosos com alguma dificuldade cognitiva ou de mobilidade também estejam acompanhados.
 
Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

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