WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

14/02/2019 - Defesa Civil alerta população para risco de chuva forte nos próximos dias

Secretaria de Defesa Social, por meio da Defesa Civil de Uberaba, alerta população para tomar cuidado devido a previsão de grande volume de chuva para os próximos dias no município. A previsão da fonte Climatempo para esta quinta-feira (14) é de 75% de possibilidade de chuva, com um volume de 15mm. Para sexta (15), a possibilidade é de 90% de chuva, com um volume de 40mm. Já no sábado (16), a possibilidade é de 90% de chuva, com um volume de 20mm, enquanto no domingo, dia 17, a possibilidade é de 90% de chuva, com um volume de 30mm.


Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil de Uberaba, Evaldo Faquineli dos Reis, as pessoas devem ficar alertas, pois os valores representam um risco para a população dependendo da força da chuva. Ele explica: “Nesta quinta, por exemplo, são 15mm. Em uma chuva, quer dizer que são 15 litros de água em um metro quadrado, o que é muita chuva. Se ela cair na terra, a água vai infiltrar no solo, mas em um telhado, um asfalto ou calçada, vai escorrer até achar um caminho”.


O período de tempo também influencia na gravidade da chuva. “Se chover essas quantidades em 4 ou 5 horas, é tranquilo, mas se for de 15 a 20 minutos, ainda mais se a chuva for concentrada em um local só. Se cair 40 mm só no centro de Uberaba é um transtorno, agora se for em Uberaba inteiro é outra situação”, exemplifica Faquineli.


Entre dicas e cuidados que devem ser tomados por todos, independente de morarem em áreas de risco ou não, estão: manter documentos e objetos de valores em lugar alto e seguro, dentro de um saco plástico; desconectar aparelhos elétricos da corrente elétrica em caso de raios; evitar colocar o lixo na rua fora dos dias e horários corretos, havendo possibilidade de chuvas fortes, não retirar o lixo para evitar entupir os bueiros e bocas de lobo, favorecendo os alagamentos; manter os animais de estimação em local seguro; não deixar crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se, contraindo doenças graves, como hepatite e leptospirose; em caso de chuva forte, quem está de carro deve imediatamente reduzir a velocidade do veículo e evitar locais com perigo de alagamento. 


A Defesa Civil ainda orienta que antes das chuvas, os moradores mantenham os telhados e calhas limpos, bem como ralos, esgotos, galerias, valas; retire entulhos dos quintais, áreas, becos e ruas; providencie a poda ou corte de arvores com risco de queda; e reforce (ou escore) muros e paredes pouco confiáveis. 


Para os moradores de áreas de risco ou escorregamento de talude (barranco): saiam imediatamente ao menor sinal de trincas e rachaduras nas paredes da residência; caso perceba também que árvores, poste e muros, estejam se inclinando no barranco ou encosta próximo de sua residência desocupe a área o mais rápido possível e proteja-se em um lugar seguro; Não plante pés de bananeiras nos taludes, elas acumulam muita água aumentando assim o risco de deslizamento; em caso de emergência ligue nos telefones da Policia Militar, 190, Corpo de Bombeiros, 193, e Defesa Civil, 199.

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar