WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

14/02/2019 - Cronograma dos motofogs é reorganizado

Trajeto foi alterado para complementar o fumacê, que percorrerá os bairros que apresentaram maior índice no LIRAa de janeiro
   
Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, altera o cronograma do serviço de motofog a partir desta quinta-feira (14) dentro das atividades de combate e prevenção ao Aedes aegypti em Uberaba. Segundo achefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, Lara Rocha Batista, os trajetos dos bairros foram mudados para melhorar a logística dos trabalhos, após a Secretaria de Estado da Saúde liberar o UBV pesado (fumacê), que iniciou as atividades na segunda-feira, dia 11.


“Neste período sazonal para as arboviroses, estamos atuando com o fumacê bem como o serviço de motofog com intuito de diminuir a população de mosquitos adultos. Lembramos que os fumacês pertencem ao Estado, que utiliza critérios técnicos para liberar os mesmos com vistas a um menor impacto ambiental e proteção da população”, explica Lara. Entre os critérios utilizados, estão: Análise Epidemiológica; a verificação do aumento de número de casos suspeitos notificados nas últimas semanas; o Índice de Infestação Predial – IIP do Município, das localidades de maior risco do vetor transmissor das arboviroses (Dengue, Chikungunya, Zika vírus e Febre amarela), o mosquito Aedes aegypti.


Tanto o motofog quanto o fumacê realizam as atividades das 5h às 7h da manhã e das 17h às 22h, de segunda a sexta, seguindo um cronograma de quatro ciclos, em quatro semanas consecutivas, nos bairros com índices do LIRAa mais altos. A pesquisa foi realizada em janeiro identificou um índice de infestação de 4,26% no município, valor que aponta a existência de um risco de surto de arboviroses, sendo que três bairros apresentaram o resultado acima de 20% e outros 12 bairros entre 10 e 20%.


A chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses orienta que a população deixe portas e janelas abertas quando o fumacê ou o motofog passar, para melhorar o desempenho do inseticida, proporcionando a eliminação dos mosquitos ali presentes. “Estamos trabalhando para combater o mosquito, mas o motofog e o fumacê são apenas ações complementares e não substitui o serviço realizado pelos agentes de endemias nem diminui a responsabilidade dos moradores estarem sempre atentos em suas residências e entorno. O mais importante é impedir a reprodução do mosquito”, destaca Lara.


Cronograma – Nesta quinta-feira (14), das 05h às 07h, os motofogs percorrem o Residencial Estados Unidos I e Beija Flor I, enquanto das 17h às 22h, o percurso será no Jardim Copacabana e Costa Teles I. Na sexta (15), das 05h às 07h, os motofogs iniciam os trabalhos no Jardim das Palmeiras e Jardim Primavera, enquanto no período da tarde/noite, das 17h às 22, o percurso será no bairro Nossa Senhora de Lourdes.


Já na segunda-feira (18), será a vez do Centro na parte da manhã e os bairros Recreio dos Bandeirantes, Jardim Santa Clara e Jardim Califórnia à tarde. Na terça, dia 19, os bairros visitados serão o Jardim Eldorado e Jardim Maracanã durante a manhã, e Vila Militar, Vila João Pinheiro, Vila Leandro e novamente Jardim Maracanã durante a tarde. Na quarta (20) de manhã, os motofogs percorrem o Cassio Resende e Jardim Itália, enquanto à tarde será a vez do Calixto Cecílio, Vila Planalto e Estância dos Ipês, reiniciando o ciclo na quinta-feira.


Lembrando que os bairros foram selecionados seguindo critérios epidemiológicos. Portanto, não se trata de serviço que possa ser solicitado ou agendado. Em casos de dúvidas, denúncias e solicitações, o atendimento ocorre pelo disque dengue no 3315-4173.
 
Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar