WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

08/02/2019 - Secretaria de Saúde inicia trabalho com motofogs nesta sexta

Serviço percorrerá os bairros que apresentaram maior índice no LIRAa de janeiro

Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, iniciará o serviço de motofog nesta sexta-feira (08) dentro das atividades de combate e prevenção ao Aedes aegypti em Uberaba. Esse recurso será utilizado visando a diminuição da população adulta do mosquito, complementando as ações de rotina permanentemente desempenhadas pelos agentes de combate a endemias.

Os motofogs atuarão das 5h às 7h da manhã e das 17h às 22h, de segunda a sexta, seguindo um cronograma de quatro ciclos, em quatro semanas consecutivas, nos bairros com índices do LIRAa mais altos. A pesquisa foi realizada em janeiro identificou um índice de infestação de 4,26% no município, valor que aponta a existência de um risco de surto de arboviroses, sendo que três bairros apresentaram o resultado acima de 20% e outros 12 bairros entre 10 e 20%.

A chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, Lara Rocha Batista, orienta que a população deixe portas e janelas abertas quando os motofogs passarem, para melhorar o desempenho do inseticida, proporcionando a eliminação dos mosquitos ali presentes. “Estamos trabalhando para combater o mosquito, mas mais importante do que combater, é impedir a reprodução dele e isso só se dá com a participação da comunidade, evitando a presença de reservatórios que podem vir a se tornar focos de proliferação nos quintais, verificando a situação das calhas e ralos, vasos de plantas, mantendo caixas d’água vedadas e evitar qualquer material que possa acumular água”, destaca Lara.

Cronograma – Na sexta-feira (08), das 05h às 07h, os motofogs iniciam os trabalhos será no Jardim Califórnia, enquanto no período da tarde/noite, das 17h às 22, o percurso será no bairro Santa Maria. Na segunda-feira (11), será a vez do bairro Residencial Colibri II de manhã e os bairros Recreio dos Bandeirantes, Antônio Caiado e Terra Nova à tarde. Já na terça, dia 12, os bairros visitados serão o Pontal durante a manhã, e Portal do Sol, Jardim Primavera, Mangueiras e Jardim Indianópolis durante a tarde. Na quarta (13) de manhã, os motofogs percorrem a Vila João Pinheiro, enquanto à tarde será a vez do Residencial 2000.

Na quinta-feira (14), das 05h às 07h, os motofogs percorrem o Jardim Marajó II, enquanto das 17h às 22h, o percurso será nos bairros Mercês e Tutunas. Na sexta, dia 15, os motofogs reiniciam os trajetos, que serão repetidos por quatro semanas, lembrando que o Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias não realiza agendamentos para realizar o motofog. Em casos de dúvidas, denúncias e solicitações, o atendimento ocorre pelo disque dengue no 3315-4173.

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar