WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

29/01/2019 - Centro de Testagem e Aconselhamento realiza palestras sobre as IST’s dentro das SIPATs

Serviço busca orientar e conscientizar a população sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis

 

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba oferece palestras gratuitas sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) para empresas, escolas e outras instituições que procurarem a unidade. Nesta quarta-feira (30), o CTA realiza palestra para a Construtora Nóbrega Pimenta, dentro da Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat), abordando os cuidados tanto com relação às IST’s quanto a acidentes com perfurocortantes.

Maria Clara de Vasconcelos, gerente do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, explica que para solicitar uma apresentação, basta encaminhar o pedido por e-mail para cta@uberaba.mg.gov.br ou maria.afonso@uberaba.mg.gov.br, que a unidade irá dar o retorno para agendar a data. “Explicamos as doenças, sintomas, como se pega ou não, o que faz no organismo, diferença entre HIV e AIDS e depois foca em cada doença tratada no CTA, como o HIV, sífilis e hepatites B e C, entre outros. Também abordamos o tratamento, importância do preservativo, perigos e cuidados para quem trabalha com perfurocortantes, principalmente na área da saúde, como hospitais, clínicas dentárias, laboratórios e nas UPAs, por exemplo,”, lista Vasconcelos. A gerente destaca ainda as visitas nas escolas, para orientar adolescentes, e visitas em comunidades terapêuticas, como a ação de conscientização e testagem que está marcada para o dia 05 de fevereiro, na Comunidade Terapêutica Feminina Casa Madre Tereza De Calcutá (IMAD).

Caso a pessoa suspeite ser portador de alguma IST, ela pode procurar o CTA, na Rua Marechal Deodoro nº 166.  A unidade disponibiliza testagem para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além de atender gestantes da rede pública para realizar todos os exames de pré-natal e Anti-HIV, garantindo a saúde da mãe e do bebê.

O CTA funciona de segunda a sexta-feira para coleta de exames das 07h às 10h, e toda quarta-feira também das 17h às 19h30 para quem não consegue ir durante a manhã. No caso de acidentes com perfurocortantes, casos de violência, rompimento de camisinha e outras situações de risco de contaminação, a UPA São Benedito é porta de entrada quando o CTA está fechado, e é de segunda a sexta das 17h às 07h, lembrando que as Unidades de Pronto Atendimento funcionam 24H.

 

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar