WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

23/01/2019 - CTA treina profissionais de Conquista para realizar testagem rápida de IST’s

Vizinhos não precisarão se deslocar para Uberaba para teste rápido para HIV, sífilis e hepatites B e C

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realizou nesta quarta-feira (23) o treinamento de 10 profissionais de Saúde da Família de Conquista (MG) para que possam efetuar o teste rápido para HIV, sífilis e hepatites B e C. Esta foi a segunda e etapa final da  capacitação. A primeira  foi no dia 16 de janeiro.

Maria Clara de Vasconcelos, gerente do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, explica que o treinamento faz parte de processo de descentralização na microrregião de Uberaba, para que a população de Conquista não precise se deslocar para realizar a testagem. “Com as enfermeiras fazendo o teste lá mesmo, conseguimos agilizar o atendimento e o diagnóstico, o que é muito importante, pois quanto mais cedo o tratamento iniciar, mais rápido o vírus será inibido”, ressalta Vasconcelos.

Ainda nesta quinta (24) e sexta-feira (25), o CTA realizará treinamento com os profissionais da UPA do Mirante, para atualização e para realizarem a testagem no local em casos de acidentes ocupacionais internos com materiais perfurocortantes. Os profissionais da UPA São Benedito, considerada porta de entrada para casos de violência e acidentes com perfurocortantes quando o CTA está fechado, também passarão por capacitação, ainda sem data definida.

A pessoa que suspeita ser portador do vírus HIV pode procurar o CTA, na Rua Marechal Deodoro, 166.  A unidade também disponibiliza testagem para a Sífilis e Hepatites B e C, além de atender gestantes pacientes da rede pública para todos os exames de pré-natal e Anti-HIV.

O CTA funciona de segunda à sexta-feira para coleta de exames entre 7 e 10 horas, e às quartas-feiras das 17 horas às 19h30 . A UPA São Benedito atende das 17 à 0 hora em dias úteis, sábados, domingos e feriados como referência de agravos com perfurocortantes.

 

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar