WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

19/01/2019 - Janeiro Branco foca no conceito e cuidados para promoção da saúde mental

Ação para trabalhadores da Saúde no dia 25 tem como lema“cuidar de quem cuida”

 

A campanha do Janeiro Branco de 2019, realizada pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, leva discussões sobre saúde mental tanto para a população, quanto usuários da rede de atenção psicossocial e profissionais de saúde do Município. Pensando nos diferentes níveis de atendimento da rede pública de Uberaba, as ações são desenvolvidas nos serviços de acordo com as características de cada um, incluindo os trabalhadores da rede de saúde pública de Uberaba.

Na Atenção Básica e no Ambulatório do Caism, além de reforçar o tema nos grupos, trabalham também a importância da prevenção, da procura diante do desconforto e do sofrimento antes que ele se torne doença. Entre as atividades na próxima semana, por exemplo, nos dias 18 a 25 de janeiro, as equipes de agentes comunitários de saúde realizam visitas domiciliares com orientações sobre saúde mental e hanseníase dentro da área de atuação das suas respectivas unidades.

No dia 25 acontece ação para os trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde dentro das celebrações do Janeiro Branco. No Centro de Educação em Saúde, na sede da Secretaria, das 12 às 17 horas, haverá uma série de palestras educativas, voltadas para os profissionais, com meditação, ioga, massagem relaxante e orientações individuais.

O diretor de Atenção Psicossocial, Sérgio Henrique Marçal, explica que as ações buscam apresentar o conceito de saúde mentalpara trabalhar atividades psicoeducativas de acordo com a demanda das pessoas presentes nos locais, o que elas conhecem do tema de modo a gerar informação e educação em saúde. “Por isso, separamos a programação de acordo com a complexidade, com atividades específicas para a Atenção Básica, para os Centros de Atenção Psicossocial, os CAPS, e para os profissionais. Mesmo com o paciente que já está em atendimento, fazemos a prevenção secundária para evitar agravo do que ele já traz de história clínica de saúde mental”, esclarece Marçal.

Cronograma de atividades - No dia 22 de janeiro, USF Julieta Andrade terá sala de espera às 9 horas, enquanto na USF Maria de Oliveira será realizada palestra sobre saúde mental às 7 horas. A unidade também terá atividade de conscientização na sala de espera nos dias 23, 29 e 30 de janeiro, no mesmo horário. A USF Virlanea Augusta de Lima promove a roda de conversa “Quebrando tabus - o que é saúde mental?” no dia 23, às 8 horas. No dia 24, quinta-feira, as atividades serão na USF Dr. Romes Cecílio e na UMS Maria Teresa de Freitas, às 7 horas, oferecendo informação a respeito dos atendimentos na área de Saúde mental para a satisfação dos usuários.

Além das palestras e orientações nas salas de espera das unidades de saúde, a SMS irá promover debates e reflexão através de rodas de conversas, produção de mural, passeata, ciclo de palestras e oficinas temáticas com usuários, familiares e comunidade nos CAPS. Será abordado o tema “Conversando sobre cuidado em Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial” e “A importância da Participação em conjunto, da Família, Comunidade e os Serviços”, com foco no tratamento e Promoção de Saúde e Qualidade de Vida dos Usuários. O objetivo, segundo a Diretoria de Atenção Psicossocial é empoderar o paciente com orientações sobre sua doença, na perspectiva de que ao conhecer a sua situação em Saúde Mental, tenha mais controle e também compreensão familiar.

 

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar