WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

14/01/2019 - Ações do Janeiro Branco de promoção da saúde mental seguem até o fim do mês

Ações de promoção e prevenção da saúde mental em celebração ao Janeiro Branco nas unidades da Secretaria de Saúde seguem até o fim do mês. A Campanha, que busca divulgar, discutir e debater uma cultura de saúde mental e qualidade de vida, promovendo prevenção ao adoecimento emocional, conta com palestras nas salas de espera, grupos como Hiperdia e Antitabagismo, além de orientações durante as visitas domiciliares.

No cronograma de atividades desta semana, na terça-feira, dia 15, os profissionais da UMS Ézio de Martino e acadêmicos da UFTM realizam uma ação na Igreja Nossa Senhora Lourdes para a população em geral, enquanto na USF Maria de Oliveira a palestra é para os pacientes do Hiperdia. No mesmo dia, a USF Rosa Maria realiza o acolhimento de pacientes, oferecendo informação a respeito dos atendimentos na área de saúde mental, com palestras abordando os temas auto-estima, solidariedade, empatia, respeito, educação, paz de espírito, depressão, distúrbio alimentar, suicídio, ansiedade, dependência química e bipolaridade.

Na quarta-feira, dia 16, as palestras de sala de espera serão na USF Maria de Oliveira (Tia Lola) e na USF Dr. Romes Cecílio, enquanto na quinta, dia 18, profissionais da USF Roberto Árabe Abdanur realizam palestra de saúde mental no CRAS Tutunas, no grupo Hiperdia. Além de palestras e orientações nas salas de espera das unidades de saúde, a SMS irá promover debates e reflexão através de rodas de conversas e oficinas temáticas com usuários, familiares e comunidade na segunda quinzena de janeiro.

Janeiro Branco – a Campanha está em sua sexta edição e busca despertar na sociedade, nos indivíduos e nas instituições a importância, significado, extensão e impactos da saúde mental na vida dos seres humanos. Uberaba é uma das poucas cidades em que a Campanha é instituída por lei, aprovada em outubro de 2017, para que seja dedicado à realização de ações educativas para a difusão da saúde mental.

Dispositivos - Uberaba conta com diversos dispositivos de acolhimento e tratamento em saúde mental na rede pública de saúde de Uberaba, em todas as esferas de atenção: matriciamento na Atenção Básica, para prevenção e promoção da saúde; ambulatório especializado com psiquiatras e psicólogos na URS Mercês; CAPS AD III para atender casos graves; leitos de demanda clínica em caso de necessidade de suporte hospitalar; leitos de internação psiquiátrica e atendimento de urgência e emergência na UPA São Benedito.

 

Clarice Sousa

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar