WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

09/01/2019 - Motoristas poderão ter isenção de estacionamento rotativo com Cartão Morador

Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), anunciou nesta quarta-feira (09), a implementação do Cartão Morador. O benefício visa a atender diretamente os proprietários de veículos residentes nas áreas do estacionamento rotativo que comprovadamente não possuam garagem, isentando os moradores de pagamento nas portas de suas casas.

Segundo informações da Secretaria de Defesa Social, o munícipe deve ir até a sede da SDS, preencher o requerimento padrão solicitando estudo de viabilidade do Cartão Morador. Junto a isso, entrega cópia dos seguintes documentos: documento de identidade, CPF; comprovante de residência (copia da escritura ou contrato de locação do imóvel, no nome do solicitante); licenciamento do veículo (no nome do solicitante), ou do filho, comprovando que tem vínculo. Vinte e três solicitações já foram realizadas e a liberação do cartão, com validade de seis meses, será feita de forma rigorosa, após o estudo de cada caso.

Ainda, serão isentadas as notificações/multas aplicadas no primeiro dia de cobrança do estacionamento rotativo, em 07 de janeiro, referentes a não regularização dos veículos estacionados em áreas sinalizadas como rotativas. De acordo com a Secretaria Defesa Social, quem receber notificação em casa, datada do dia 07, deve procurar a SDS para abertura de processo administrativo do cancelamento. O mesmo não se aplica para as motocicletas estacionadas fora das áreas criadas especificamente para as motos. Existem mais de 150 bolsões para motos, devidamente demarcados e sinalizados com placas regulamentadoras.

O objetivo do estacionamento rotativo é trazer às regiões comerciais da cidade, rotatividade de clientes. O projeto está em discussão há mais de três anos, sendo uma cobrança constante de diversos segmentos, com o mesmo sistema sendo implantado em cidades como Uberlândia, Araxá, Belo Horizonte, cidades do interior de São Paulo, entre outras pelo Brasil.

Cobrança – O estacionamento rotativo é dividido em dois setores – área vermelha e área azul, conforme a necessidade das regiões com maior concentração comercial. A área azul, região com menor concentração de estabelecimentos comerciais, o usuário poderá estacionar seu veículo por até quatro horas. Já para a área vermelha, onde estão inseridos os locais com maior concentração comercial, o acesso máximo será de duas horas. O valor da área azul para 1hora de estacionamento será de R$2,00 e o limite de permanência será de até 4 horas. Para a área vermelha, a tarifa será de R$2,00 (por 1 hora) e a permanência máxima será de 2 horas. O pagamento poderá ser fracionado de 30 em 30 minutos para o uso das vagas. A isenção de pagamento nos primeiros 15 minutos continuam em vigor.

Orientações – Na primeira etapa do projeto, as motocicletas estão isentas do pagamento, desde que estacionadas nas vagas exclusivas que foram destinadas a este tipo de veículo nos chamados bolsões. Todas as vias destinadas ao estacionamento rotativo possuem vagas destinadas exclusivamente aos idosos e aos Portadores de Necessidade Especial (PNE). A cobrança vale para este público também.

Para regularizar o veículo, o condutor poderá utilizar o aplicativo EXP Smart Parking, que pode ser baixado em qualquer celular do tipo smartphone, os pontos de auto-atendimento (PATS), pontos de venda credenciados, no escritório da EXP, localizado da Rua Tristão de Castro, 709; ou ainda diretamente com os monitores de rua que também estão à disposição para esclarecer as dúvidas dos motoristas.

Fale conosco – A EXP Parking, responsável por administrar o estacionamento rotativo em Uberaba, conta com um telefone para atender as demandas, reclamações, sugestões e elogios do sistema que entrou em funcionamento. Para isso, basta o usuário entrar em contato pelo 0800 940 2250 ou ainda pelo e-mail sac@exparking.com.br. Lembrando que o usuário poderá acessar o manual com todas as informações e o detalhamento do processo de funcionamento do aplicativo e do sistema EXP Parking pelo site https://expparking.com.br/useoapp/.

 

Clarice Sousa

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar