WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

08/01/2019 - SMS reforça ações de promoção da saúde mental durante Janeiro Branco nas unidades

Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde (SMS) reforça ações de promoção e prevenção da saúde mental nas Unidades de Saúde em celebração ao Janeiro Branco. A Campanha busca divulgar, discutir e debater uma cultura de saúde mental e qualidade de vida, promovendo prevenção ao adoecimento emocional. Uberaba é uma das poucas cidades em que o Janeiro Branco é instituído por lei, aprovada em outubro de 2017, para que seja dedicado à realização de ações educativas para a difusão da saúde mental.

Nesta terça-feira, dia 08, as Unidades de Saúde da Família iniciaram a distribuição de informação tanto na sala de espera, quanto em grupos já existentes, como o Hiperdia e os grupos antitabagismo para intensificar o olhar sobre a saúde mental. As ações devem ir até o dia 30 de janeiro. Durante a semana, as palestras ainda acontecem dia 09, a partir das 07h nas USF Maria de Oliveira (Tia Lola) e USF Dr. Romes Cecílio, enquanto no dia 10 será na sala de espera da USF Roberto Árabe Abdanur. Já no dia 11, será na USF Dr. Romes Cecílio. A unidade volta a realizar palestra sobre saúde mental no dia 14 de janeiro, às 08h, para o grupo antitabagismo.

Além de palestras e orientações nas salas de espera das unidades de saúde, a SMS irá promover debates e reflexão através de rodas de conversas e oficinas temáticas com usuários, familiares e comunidade na segunda quinzena de janeiro. O tema será “A importância da Participação em conjunto, da Família, Comunidade e os Serviços”, com foco no tratamento e Promoção de Saúde e Qualidade de Vida dos Usuários. O objetivo, segundo a Diretoria de Atenção Psicossocial é empoderar o paciente com orientações sobre sua doença, na perspectiva que ao conhecer a sua situação em Saúde Mental, tenha mais controle e também compreensão familiar. 

Dispositivos. Uberaba conta com diversos dispositivos de acolhimento e tratamento em saúde mental na rede pública de saúde de Uberaba, em todas as esferas de atenção: matriciamento na Atenção Básica, para prevenção e promoção da saúde; ambulatório especializado com psiquiatras e psicólogos na URS Mercês; CAPS AD III para atender casos graves; leitos de demanda clínica em caso de necessidade de suporte hospitalar; leitos de internação psiquiátrica e atendimento de urgência e emergência na UPA São Benedito.

 

Clarice Sousa

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar