WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

19/12/2018 - Monitoramento das minas em Uberaba aponta que água é imprópria para consumo

Resultado de monitoramento da PMU apontou para a presença de coliformes e da bactéria E. coli em todas as amostras
 
Monitoramento da qualidade da água das minas de acesso público na cidade, realizado pela Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Seção de Vigilância Ambiental em Saúde, no segundo semestre de 2018, aponta que todas as minas d’água analisadas se encontram impróprias para consumo humano. O trabalho de monitoramento nas minas acontece semestralmente e analisa dados como presença de coliformes, presença da bactéria E. coli e pH da água em amostras de nascentes com maior fluxo de pessoas e de fácil acesso em Uberaba.


Ana Maria Zanelatto, chefe de Seção de Vigilância Ambiental em Saúde, explica que este semestre foram analisadas sete minas, ao invés de oito, pois uma delas foi aterrada por uma construtora e não é mais de acesso público. Ela destaca a importância de sempre consumir água tratada para evitar doenças como diarréias infecciosas, hepatite A e parasitoses. “Existe uma questão cultural muito forte de acreditar que a água de minas é melhor, mas as amostras analisadas mostram que não é assim, inclusive pelo crescimento das cidades em volta das minas. Por isso, reforçamos para a população não consumir essa água”, alerta Ana Maria.


A chefe de seção ainda reforça que o ideal é sempre consumir água tratada, mas em caso de ausência da mesma, a população pode proceder de duas maneiras: a primeira é filtrar a água com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo e adicionar duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% a cada 1 litro de água, misturar bem e esperar 30 minutos antes de consumir a água. A segunda maneira é filtrar a água com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo e ferver por cinco minutos.


As minas analisadas estão localizadas na: Rodovia MG 190, Km 2; Av. Maranhão, S/N°; Rua Olímpia Candida de Castro; Rua Geraldo Ferraresi, S/N°; Rua Irineu Neiva Ferro, S/N°; Av. Dr. Randolfo Borges Junior, S/N°; e Rua Prof. Leoncio Ferreira Amaral, S/N°.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar