WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

18/12/2018 - Uberaba participa de Seminário Estadual sobre Arboviroses esta semana

Ações para 2019 serão alinhadas de acordo com cenário previsto para Minas. Trabalhos de conscientização e mobilização social já acontecem em Uberaba
 
Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, participa do Seminário Estadual sobre Arboviroses Minas Gerais 2018/2019 durante os dias 18, 19 e 20 de dezembro em Belo Horizonte. Os três dias de evento terão mesas de debates para abordar a situação de Minas com relação às arboviroses, previsões e possíveis cenários do estado para 2019, ações de vigilância, prevenção, organização dos serviços de saúde, desafios da assistência ao paciente e pesquisas, entre outros.


Segundo o chefe do Departamento de Epidemiologia, Robert Boaventura, ele e a chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, Lara Rocha Batista, vão acompanhar o Seminário para identificar os possíveis cenários para Minas e pensar ações que podem ser trazidas para Uberaba. Em reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus na última sexta-feira (14), onde os dados do trabalho de controle das arboviroses realizado em 2018 e planejamento das próximas ações do município foram apresentados, Boaventura destacou que uma das preocupações para 2019 era o número de casos de chikungunya nos estados vizinhos.


“Vamos ver como está a previsão do estado durante o Seminário, já planejando como trazer essas informações para trabalharmos em Uberaba. Vamos realizar capacitações, preparar cursos de preenchimento das notificações, pois é o nosso termômetro de alerta, para monitorarmos como está a situação no município e como direcionar os trabalhos”, explica o chefe do Departamento de Epidemiologia.


A mobilização social e participação da população no combate ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti, não é só em período de chuvas também é tema de destaque no Seminário, alinhando com as próximas ações da Secretaria de Saúde.


Ações em Uberaba. Até o dia 20 novembro, uma equipe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, em parceria com a Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transportes, por meio da Superintendência de Transporte Público, realiza ações de conscientização sobre as arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti nos terminais de ônibus de Uberaba. Cada dia, durante o período da manhã, a equipe estará em um dos terminais com um teatro explicativo para mobilizar a população. Nesta terça (18), será a vez do Terminal Manoel Mendes. No dia 19, a mobilização será no Terminal Beija Flor, com o Terminal Gameleira sendo o último a receber a ação no dia 20.


As unidades de Saúde da Atenção Básica também realizam atividades de conscientização durante a semana. Na UMS Nossa Senhora Abadia, profissionais realizam palestras de conscientização para participantes do Grupo Hiperdia nos dias 18 e 19, também no período da manhã, às 08h. Na USF Residencial 2000, serão três atividades nos dois dias: palestra educativa sobre Arboviroses (Prevenção e tratamento) na sala de espera às 08h e no Grupo de Hiperdia, no mesmo horário; e no grupo de gestantes às 13h, com entrega de repelentes.


Também realizam palestras de orientação e prevenção no período da manhã nas salas de espera e grupos de Hiperdia as seguintes unidades: UMS George Chiree Jardim, UMS Maria Tereza de Freitas, UMS Prof. Aluízio Prata, USF Fausto Cunha, USF Eduardo Veloso, USF Francisco José da Silva Sabiá, USF Rosa Maria Frange, UBS Juca Inácio, USF Jacob José Pinto, USF Dona Aparecida Conceição Ferreira e USF Julieta Andrade. Já a UMS Ezio de Martino e a USF Francisco José da Silva Sabiá ainda contam com visitas domiciliares para orientação durante a semana.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar