WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

14/12/2018 - Zoonoses apresenta dados de 2018 e planejamento 2019 contra as arboviroses

A Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, apresenta dados do trabalho de controle das arboviroses realizado e planejamento das próximas ações nesta sexta-feira (14). A reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus será no auditório do Memorial Chico Xavier, na Avenida João XXIII, 2011 às 16 horas.


Segundo o secretário de Saúde, Iraci de Souza Neto, o Comitê, criado para controle e combate ao mosquito aedes aegypti conta com a participação de instituições públicas, representantes da sociedade civil e organizações não governamentais para discutir as ações, dificuldades enfrentadas e realizar o planejamento para o próximo ciclo de chuvas, que vai até meados de abril.


“Vamos apresentar os dados indicadores do desempenho das ações anteriores sobre as arboviroses transmitidas pelo aedes e planejar, direcionar e redirecionar propostas mediante os indicadores para o fim de 2018 e início de 2019. É sempre um ciclo que se encerra e já abre outro”, explica Iraci.


Em 2018 foram realizados quatro Levantamentos de Índice Rápido de Infestação do aedes aegypti (LIRAa) em Uberaba. O primeiro, em janeiro, foi de 8,7%, com os principais focos dentro das casas. Em abril, após diversas ações, caiu para 3,7%. O índice de infestação apontado na pesquisa de agosto foi de 1,3%, enquanto o último LIRAa do ano, em outubro, indicou que 2,99% dos imóveis encontram-se infestados, o que representa situação de alerta para Uberaba.


O secretário destaca a importância do papel da sociedade e da comunidade para evitar o acúmulo de possíveis criadouros do mosquito em casa. “Todos os ciclos do LIRAa sempre apontam taxa entre 75 e 85% dos focos dentro das residências. Estamos fazendo a nossa parte, mas precisamos do apoio da população”, ressalta.

Jorn. Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar