WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

11/12/2018 - Blitz natalina termina primeiro dia com mais de 40 quilos de produtos apreendidos

Seis locais foram fiscalizados e encontrados produtos em condições impróprias para o consumo

Fiscalização da Blitz Natalina realizada pelos fiscais da Vigilância Sanitária e do Procon de Uberaba resultou na apreensão de quase 40kg de alimentos impróprios para o consumo. A operação aconteceu em vários locais ao mesmo tempo e entre os produtos apreendidos estavam linguiças fabricadas em locais sem autorização da Vigilância Sanitária, 85 potinhos de frutas cristalizadas, dentre outros produtos acondicionados de forma errada que prejudicando a consistência e aspecto do produto.

Segundo o chefe de Departamento de Vigilância Sanitária,  Marcos Ribeiro, a proposta é fiscalizar mercearias, supermercados e outros estabelecimentos que comercialize produtos como castanhas, frutas cristalizadas, peixes, panetones e outros produtos comercializados durante as festas de final de ano. "As equipes vistoriaram os estabelecimentos que foram autuados e tiveram os produtos apreendidos e descartados imediatamente", disse Ribeiro. Sobre as autuações aplicadas os comerciantes terão que pagar entre 1 a 300 UFM's, de acordo com a quantidade e o estado do produto apreendido. 

Em relação atuação do Procon, a chefe de fiscalização Thatiana Carvalho explica que as equipes vistoriam informações como validade, precificação dos produtos, formas de pagamento e observação de cobranças abusivas. "Pedimos aos consumidores que reparem nessas informações, principalmente como está o aspecto do alimento que pode ter sido acondicionado em local impróprio. Essas irregularidades devem ser denunciadas pelo consumidor quando observadas", reforça Thatiana. 

Orientação  - Tanto o Procon quanto a Vigilância Sanitária emitiu nota aos consumidores para se atentarem quanto: a data de validade, procedência do produto (como está sendo armazenado); se o estabelecimento possui o alvará sanitário; se o produto consta o selo de fiscalização - que garante que o produto foi fiscalizado. 

Em caso de panetones próprios de panificadores observarem a qualidade do produto, se não tem fungos, mofo e se está bem acondicionado. Outro alerta é para que o consumidor se atente sobre a validade do Alvará Sanitário que é válido por um ano. 

"Se o estabelecimento não tiver procedência os alimentos consumidos podem causar intoxicação alimentar provocando prejuízos a saúde. Qualquer irregularidade notada o consumidor deve entrar em contato com o departamento de Vigilância Sanitária 3331-2737 e/ou do Procon 3333-7666", pontua o chefe da vigilância Sanitária. Lembrando que a operação acontecerá durante o mês de dezembro e segue durante as duas primeiras semanas de janeiro. 

Jor. Sabrina Alves

SECOM/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar