WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

05/12/2018 - Estacionamento rotativo

Novo sistema proporcionará melhorias para o comércio local

CDL pontua vantagens que devem ser levadas em consideração

Novo estacionamento rotativo entrará em funcionamento, em caráter educativo, a partir do próximo dia 20 de dezembro. A ação tem como propósito orientar a população sobre o funcionamento e aquisição das vagas demarcadas e, somente depois, terá inicio a cobrança em definitivo. Entidades ligadas ao comércio local avaliam que o processo será positivo e contribuirá com a mobilidade urbana.

Como o objetivo foi atender a uma demanda antiga de comerciantes para suprir a necessidade de clientes que tinham dificuldades de encontrar vagas nas regiões com maior concentração comercial da cidade, foram destinadas vagas nas chamadas áreas azul e área vermelha, assim como adotado em várias cidades do País, sendo uma realidade nos municípios de Belo Horizonte, Uberlândia, Araxá, Divinópolis, dentre outras.

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest), Wellington Cardoso, assim como qualquer processo implantado em qualquer município, a população precisa de um tempo para adaptação, mas a facilidade e a contribuição para o comércio local, que o novo sistema irá proporcionar, será um fator determinante para essa adaptação e aceitação da população. “A dinâmica do novo estacionamento atenderá a necessidade do rodízio das vagas de veículos, hoje inseridas nas regiões comerciais da cidade”, diz.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Fúlvio Ferreira, também falou sobre a implantação do Estacionamento Rotativo em Uberaba e como a ação está sendo encarada pelos comerciantes. “O Estacionamento Rotativo, popularmente chamado de Área Azul, é uma antiga reivindicação do varejo da cidade de Uberaba, da CDL e de outras entidades. Esse tipo de regulamentação organiza e, principalmente, proporciona o rodízio na ocupação dos espaços. É o que mais precisamos. Com isso, poderemos ver eliminado aquele hábito de parar o veículo e deixá-lo o dia inteiro em frente ou próximo de locais com expressivo movimento de pessoas. Temos que ter a consciência da importância de que sejam mantidas as vagas próximas a estabelecimentos, tais como, farmácias, padarias, lojas em geral, para que os clientes possam estacionar seus carros pelo período necessário, e resolvam da melhor forma possível suas demandas”, destaca.

Ferreira reforça ainda a necessidade de reconhecer que a implantação a princípio pode trazer transtornos, entretanto, suas vantagens devem ser levadas em consideração.

“Algumas pessoas não estão acostumadas com Área Azul e, agora, também, com Área Vermelha. Mas, seguramente, o tempo vai dizer que o sistema vai ser muito importante. Suas vantagens são maiores diante da possibilidade de mais pessoas circularem pelos setores que concentram o comércio e a área da prestação de serviços. Com certeza, alguns ajustes serão necessários, contudo, a Prefeitura Municipal, por meio das secretarias ligadas ao estacionamento rotativo, em conjunto com a empresa concessionária estará sempre atenta para fazer os acertos, para que todos ganhem com a novidade”, aponta.

Mais informações e detalhamento do processo de funcionamento do aplicativo e do sistema EXP Parking pode ser encontrado no site https://expparking.com.br/useoapp/ onde está disponível o guia básico.

Jor. Sabrina Alves

SECOM/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar