WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

02/12/2018 - Estacionamento rotativo não terá cobrança neste ano, afirma secretário

O novo estacionamento rotativo em Uberaba entrará em funcionamento no dia 20 de dezembro, em caráter educativo. A proposta da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest), é que a população, primeiramente, conheça o novo sistema e nenhuma cobrança poderá ser feita até o final de dezembro.


De acordo com o secretário da Pasta, Wellington Cardoso Ramos, as áreas denominadas Azul e Vermelha não terão cobrança imediata. O que haverá é que, antes de qualquer implantação definitiva haja a adaptação da população, que por sua vez conhecerá a dinâmica do novo estacionamento entendendo a necessidade do rodízio das vagas de veículos, hoje inseridas nas regiões comerciais da cidade.


“Em hipótese alguma a Prefeitura permitirá a cobrança do estacionamento rotativo neste ano. O sistema entrará em funcionamento a partir do dia 20  de dezembro, porém, entrará em operação em caráter educativo, o que beneficiará o comércio devido à rotatividade”, garante Cardoso, lembrando que nenhuma penalidade será aplicada como multa de trânsito. Somente será aplicada após a implantação definitiva do sistema.


Wellington faz outro alerta e explica à população que a adaptação será um processo natural e a experiência não é uma exclusividade da cidade, mas sim uma necessidade. E, o crescimento urbano promove ações como esta que beneficiará a população, assim como acontece em inúmeros municípios, inclusive do Triângulo Mineiro.


“Será um processo meramente educativo, sobretudo os usuários do estacionamento rotativo se acostumarão com o sistema dentro do princípio da democratização do uso de vagas nas áreas em que haja uma demanda maior pelo estacionamento, o que não acontece hoje”, diz.


O secretário lembra ainda que a implantação do estacionamento rotativo resulta de antigas reivindicações de comerciantes de áreas comerciais, em razão da dificuldade que os clientes encontram para estacionarem seus veículos e, consequentemente, acessarem os estabelecimentos.  


Serão 3,5 vagas destinadas para o estacionamento rotativo, que  necessitará do uso do crédito eletrônico. As vagas já estão inclusas às 5% destinadas aos idosos e 2% aos Portadores de Necessidades Especiais (PNE). A demarcação a principio foi feita nas ruas do entorno do Mercado Municipal, Abadia (entre o Hospital das Clínicas e avenida Prudente de Morais), Bairro Estados Unidos (entre a Praça Comendador Quintino e Hospital Beneficência Portuguesa), Praça Dr. Jorge Frange, dentre outras de maior fluxo de veículos e com abrangência comercial.


Para a área azul, como será denominada a região com menor concentração de estabelecimentos comerciais será acessível por até quatro horas. Já para a área vermelha, em locais com maior concentração comercial, o acesso máximo será de duas horas. A adesão poderá ser feita via aplicativo, pontos de venda ou de auto-atendimento chamado de Parquímetros – ao todo foram instalados 81 pontos de autoatendimento.


Para acessar as vagas disponíveis, o usuário poderá entrar no aplicativo EXP Parking que será um dos meios que dará acesso às vagas disponibilizadas do novo estacionamento rotativo que segue na sua implantação em Uberaba. A empresa EXP Parking atuará em Uberaba em conjunto com a equipe da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest).


Quem quiser conhecer todo o processo de funcionamento do aplicativo EXP Parking pode acessar o site https://expparking.com.br/useoapp/ onde está disponível o guia básico.
 
Jor. Sabrina Alves
SECOM/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar