WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

24/11/2018 - Superintendência de Transporte Público recebe alunos da UFTM para conhecer funcionamento do BRT/Vetor

Alunos da Engenharia Civil também visitaram o Terminal Univerde e a garagem da empresa Líder
 
Cerca de 50 alunos do curso de engenharia civil da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) visitaram a sede administrativa da Prefeitura de Uberaba, nesta quinta-feira (22), para conhecer a Superintendência de Transporte Público da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Sedest). O superintendente de Transporte Público, Claudinei Nunes, recebeu os alunos e apresentou um breve histórico sobre o sistema do transporte público de Uberaba e as atividades da Superintendência, que envolvem planejamento e a operação do sistema, com controle através de GPS, os itinerário, horários das linhas, tempo de percurso, pontos de ônibus, velocidade dos ônibus. Ainda dentro da Superintendência do Transporte Público, há o Setor de Transporte Especializado, que compreende o cadastramento e fiscalização dos serviços de vans escolares, táxis, moto-táxis e do transporte por aplicativos.


A visita técnica foi solicitada pelo professor de da UFTM Antônio Carlos Evangelista, da disciplina de Transporte Público, como forma de disponibilizar aos alunos visão mais prática de como o sistema de Uberaba funciona. “Temos essa parceria com a Sedest e com a Seplan também, com relação a pesquisas, Trabalhos de Conclusão de Curso, onde precisamos de vários dados. Diversos alunos nossos já trabalharam com alguma pesquisa operacional com o BRT e essa parceria é importante para mostrar de perto para os alunos como funciona o sistema e pôr a mão na massa mesmo, pois só os livros não dão conta”, argumenta o professor.


Claudinei Nunes destacou que Uberaba é a menor cidade do mundo a ter o sistema BRT/Vetor (cidades com menos de 500 mil habitantes) e que da maneira como está sendo implantado, está dentro da lei de mobilidade urbana, preparando a cidade a médio e longo prazo em função do seu crescimento e também com a implantação de outros modais de transporte. Isso, diz, irá melhorar a mobilidade urbana do Município. “Para ter uma ideia da movimentação, somente nas estações da Artur Machado, são pelo menos 12 mil pessoas por dia. É muito dinâmico o trabalho com transporte público, pois todo dia há uma situação que é preciso ajustar, horários, bairros novos, demanda, questão da gratuidade, preços das tarifas”, ressalta o superintendente.
 
Após a explicação sobre como funciona o BRT/Vetor, os alunos visitaram o Terminal Univerde, conhecendo a central de vídeomonitoramento e controle das estações. Depois, a visita seguiu para a garagem da empresa Líder para visualização das manutenções, lavagem, solturas dos ônibus às madrugadas para início das operações e escalas de motoristas, entre outros.
 
 
Jorn. Clarice Sousa
Secom/PMU

 

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar