WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

13/11/2018 - Novembro Azul tem ação educativa na Unidade de Atendimento ao Idoso

Objetivo é conscientizar o público masculino que a prevenção é o melhor caminho
 
Ação de conscientização sobre o Novembro Azul acontece na manhã desta terça-feira (13) na Unidade de Atendimento ao Idoso, para promover os cuidados com a saúde do homem, como prevenção ao câncer de próstata, promoção da atividade física, alimentação saudável e balanceada e prevenção de doenças cardiovasculares e sexualmente transmissíveis. A atividade da Prefeitura de Uberaba é organizada por meio do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde (SMS) em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Social (Seds) e Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest). A UAI está localizada na Avenida Leopoldino de Oliveira, 1254.
 
Das 7 às 10 horas, será realizada a distribuição de preservativos, material de orientação sobre a saúde do homem, aferição de pressão, aferição de glicemia, Índice de Massa Corporal (IMC), orientação sobre nutrição, alcoolismo e tabagismo, além de blitz educativa por parte da Sedest. Segundo informações do Departamento de Atenção Básica, a escolha do local da ação foi devido a UAI ser um dos equipamentos da Prefeitura de Uberaba voltado para a aplicação das políticas públicas para a pessoa idosa no município, sendo local de referência para os cuidados com o idoso, com atividades que ocorrem durante o dia inteiro.
 
Rogério Balduíno, chefe do Departamento de Atenção Básica da SMS, ressalta que esta mobilização especial do Novembro Azul é importante para sensibilizar o público masculino para ter a consciência do cuidado com a saúde. “Lá na UAI está o grupo de risco do câncer de próstata, então temos que ir onde o público está. Existe uma resistência do público masculino com relação a esta doença, em que o homem muitas vezes só procura o serviço de saúde se estiver sentindo muita dor. O nosso objetivo é mostrar que a prevenção é o melhor caminho, e que os homens não devem procurar ajuda somente quando o problema já está em estágios avançados”, destaca Balduíno.
 
Desde o dia 05 de novembro, a SMS deu início aos agendamentos de exame de sangue e toque retal para o público masculino no Hospital Hélio Angotti. A parceria entre Prefeitura e o HHA, durante o Novembro Azul, é uma iniciativa para conscientizar os homens a se prevenirem contra o câncer de próstata e manterem atenção à saúde.
 
Agendamentos – O Hélio Angotti realizará 1200 exames de PSA em três sábados, sendo os dias 10 e 24 de novembro, e no dia 1º de dezembro. Serão realizados os exames de sangue e o de toque retal no mesmo dia. Os agendamentos deverão ocorrer em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, na própria recepção, e podem ser realizados por qualquer pessoa. No dia da consulta é preciso apresentar os documentos pessoais.
 
A parceria entre a Secretaria de Saúde e o Hospital Hélio Angotti vai oferecer 400 vagas por sábado, sendo 200 para o horário de 7h e outras 200 para 10h. Os pacientes devem se atentar às orientações que serão pontuadas pela Unidade de Saúde ao marcarem o preventivo, como questões de jejum e atividades que devem ser evitadas nas 72h antecedentes aos exames.
 
O público-alvo da campanha são todos os homens a partir de 50 anos sem histórico familiar. Já homens negros e homens com histórico familiar devem fazer os exames a partir dos 45 anos. Além das 1200 vagas direcionadas para o Hélio Angotti, são mais 400 vagas nas URS de segunda a sexta-feira nos meses de novembro e dezembro.
 
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar