WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

13/11/2018 - Semana da Saúde Bucal realizou mais de 2 mil exames clínicos

Foram identificadas lesões suspeitas em 143 pacientes, que serão encaminhados para biópsia

 

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou consolidado preliminar de resultados da II Semana de Saúde Bucal de Uberaba, realizada de 22 a 26 de outubro. Ao todo foram 7940 pessoas orientadas, 2934 kits de higiene e 7885 folders e materiais educativos entregues. A ação realizou 250 palestras e 2187 exames clínicos. Os números são preliminares, visto que ações de prevenção continuam sendo feitas ao longo do novembro azul, e o balanço final será divulgado em dezembro.

A partir da iniciativa, que neste ano destacou a campanha de prevenção ao câncer de boca, 143 lesões suspeitas foram identificadas nos pacientes atendidos. A chefe do Departamento de Saúde Bucal da SMS, Márcia Nomelini, explica que o próximo passo é identificar se as lesões são benignas ou malignas. “Esses pacientes foram encaminhados para o departamento de Estomatologia da Uniube, para serem encaminhados à Policlínica. Essas lesões são suspeitas e o próximo passo é submeter à biópsia e exames patológicos para concluir quais casos são benignos ou malignos”.

De acordo com Nomelini, os números de lesões suspeitas foram semelhantes ao do ano passado, quando foram identificados seis casos positivos para câncer. “O diagnóstico precoce aumenta chances de sobrevida e de êxito no tratamento. É muito importante que as pessoas se conscientizem sobre a importância do auto-exame, e de irem com freqüência ao dentista. A prevenção também passa por outros cuidados, como alimentação e o combate ao tabagismo”, esclarece ela.

Márcia avalia que a programação teve resultado extremamente positivo. “Reunimos importantes profissionais e também envolvemos os estudantes, e todos se empenharam profundamente para realizar as ações. Em relação ao ano passado, tivemos cerca de três vezes mais pessoas orientadas”. 

Durante toda a Semana de Saúde Bucal, a programação contou com ações especiais de conscientização da população. Ações educativas e preventivas sobre o câncer de boca movimentaram as 32 unidades básicas de saúde e oito pontos de apoio na zona rural. Foram oferecidos exames clínicos, entrega de material educativo, palestras e ações em asilos, na UAI, nos CAPS e salas de espera. Houve distribuição de kits de higiene bucal e visitas domiciliares com 49 equipes de Saúde da Família em campo, fazendo a busca ativa de idosos com dificuldades de locomoção.

A realização foi da Prefeitura de Uberaba em parceria com Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e Uniube, com apoio da Câmara Municipal de Uberaba.

 

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar