WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

08/11/2018 - Secretaria de Saúde vistoria obras em execução

Diversas obras e reformas de unidades de saúde foram vistoriadas na manhã desta quarta-feira (07) pelo secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, o secretário adjunto Luciano Paiva, e o diretor da Secretaria de Obras, Marcelo Carvalho. O objetivo das visitas in loco foi verificar o andamento dos trabalhos e analisar tecnicamente a execução dos projetos, que beneficiarão toda a população com mais infraestrutura no atendimento à saúde.

Entre as obras visitadas, a equipe verificou o status de construção da UBS Residencial 2000, cujo investimento é de R$839.272,20 de emenda parlamentar do deputado federal Marcos Montes. A obra, que tem prazo para março de 2019, já está avançada e cerca de 65% do projeto está concluído.
 
A UBS Residencial 2000 será uma Unidade Básica de Saúde tipo III, que abrigará 03 Estratégias de Saúde da Família, atendendo cerca de 10 mil pessoas dos bairros Residencial 2000 e Anatê. Entre os serviços oferecidos pela unidade estão consulta médica, consulta de enfermagem, vacinação, coleta de papanicolau, ações do programa PSE, pesagem do bolsa família, odontologia, teste do pezinho, visitas domiciliares, nebulização, ações de prevenção (hanseníase, tuberculose e tabagismo), ações coletivas (gestantes, idoso, etc) e NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família).
 
De acordo com Iraci Neto, a obra está em total sintonia com o cronograma e o acompanhamento será constante. “Estamos vistoriando junto à diretoria de Obras, fiscalizando para tirar as dúvidas junto ao construtor. Dentro das perspectivas de poucos ajustes no projeto vamos conseguir entregar esta obra totalmente dentro do prazo”, pontua o secretário de Saúde.
 
Outro local vistoriado foi a UBS Inimá Baroni. O novo endereço será a antiga Casa de Passagem, cujo prédio está sendo totalmente reformado e será entregue com todas as melhoras necessárias para receber a Unidade Básica. A mudança de endereço visa oferecer uma infraestrutura mais moderna e com mais espaço para o atendimento do público. O valor total da obra é de R$329.863,74, com emenda parlamentar do deputado federal Marcos Montes, e o término está previsto para fevereiro.
 
“É uma necessidade de toda a população do Boa Vista em ter uma UBS condizente, estruturalmente e assistencialmente, para atender uma população significativa. A obra está em ritmo acelerado dentro do cronograma. Fizemos hoje algumas sugestões junto ao construtor e o diretor de Obras, no intuito de discutir ajustes”, avalia Iraci Neto.
 
URS’s – A equipe também visitou, na manhã de quarta, a URS Terezinha da Graça Girão de Carvalho, no Boa Vista, e a URS Dr. Lineu José Miziara, no São Cristóvão. As unidades passam por reformas a partir de uma composição de emendas dos deputados Caio Nárcio e Aelton Freitas. Entre as melhorias estruturais, elas passam pela troca do telhado.

Nessas obras, segundo o secretário de Saúde, a Prefeitura está trabalhando com cuidado mais amplo para ajustes entre os construtores, Prefeitura e o agente financeiro, que é a Caixa Econômica, para garantir a liberação de recursos via Ministério da Saúde. A previsão é que as unidades sejam reinauguradas em fevereiro.

“Há um pouco mais de burocracia e estamos intervindo, junto à Secretaria Especial de Projetos e Parcerias (Seppar), com toda atenção necessária para garantir junto ao Ministério da Saúde que os recursos parlamentares cheguem. São procedimentos mais burocráticos e é preciso, a partir das medições, garantir os repasses para que possamos cumprir o cronograma físico e financeiro com a celeridade necessária. Estamos caminhando positivamente”.

As reformas nas URS visam melhorar a infraestrutura interna, seguindo todas as normas de vigilância sanitária, e incluem pinturas, recuperações de piso, manutenções da rede elétrica e hidráulica, adequações de salas, troca do telhado, entre outros serviços. 

O Centro Especializado de Reabilitação (CER), no Tancredo Neves, já passou pela primeira medição e teve toda a documentação encaminhada ao Ministério da Saúde, que irá liberar os próximos recursos para continuidade das obras. A SMS e Seppar também estão acompanhando estes trâmites de perto e em contato constante com o ministério.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar