WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

01/11/2018 - Secretaria de Saúde prepara ações para o Novembro Azul

Parceria com o Hospital Hélio Angotti está entre os destaques para a realização de exames preventivos ao público masculino

Ações de conscientização sobre a saúde do homem e o câncer de próstata vão movimentar o mês de novembro. Segundo a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, o Novembro Azul terá como foco principal a atenção para os cuidados e prevenção, reforçando que os exames estão disponíveis não só em novembro, mas durante todo o ano na Rede de Saúde. Um dos destaques é a parceria com o Hospital Hélio Angotti, que fará atendimento para a realização dos exames preventivos.

A programação de ações de conscientização terão início no dia 5 nas Unidades Básicas de Saúde, URS, Caism e UER, prosseguindo até o final do mês com palestras, “Dia D” em unidades de diversos bairros, ações preventivas, blitz educativa e encaminhamentos. O público-alvo principal, para agendamento de exames, são todos os homens a partir de 50 anos sem histórico familiar. Já homens negros e homens com histórico familiar devem fazer os exames a partir dos 45 anos.

Inovando no atendimento ao público no Novembro Azul 2018, a Secretaria de Saúde estabeleceu importante parceria com o Hospital Hélio Angotti para a realização dos exames preventivos. As UBS realizarão agendamento dos homens para atendimento no Hospital Hélio Angotti e URS Nídia Modesto Veludo (URS Mercês). Na URS o atendimento será de segunda a sexta para os pacientes devidamente agendados, e no Hélio Angotti aos sábados.

A diretora de Atenção à Saúde da SMS, Elaine Teles, reforça que apesar do mês de novembro chamar atenção para a conscientização, a prevenção deve ocorrer a qualquer momento e os exames são disponibilizados durante todo o ano. “Este tipo de atendimento é realizado o ano todo, assim como os preventivos para a mulher no Outubro Rosa. Esta mobilização especial tem o objetivo maior de sensibilizar as pessoas para ter a consciência do cuidado com a saúde. E vamos aproveitar para falar da saúde do homem como um todo”.

Elaine Teles pontua que este é um público mais difícil e há mais dificuldade de acesso por questões até culturais. “O homem tem uma tendência a procurar o atendimento de saúde já em estágios avançados. Queremos mostrar que a prevenção é sempre o melhor caminho, pois assim temos muito mais chances e mais êxito no tratamento, principalmente do câncer”. A expectativa, segundo ela, é de aproximadamente 2 mil atendimentos dentro da faixa etária, entre o exame PSA e o exame de toque retal.

Educação em Saúde – Uma das atividades especiais do Departamento de Atenção Básica da SMS será a ação “Educação em Saúde”, que vai levar a conscientização para além das unidades de saúde visando alcançar os homens até em seus ambientes de trabalho. A ação levará informações com a presença de enfermeiros, psicólogos, e profissionais de educação física. Eles falarão, por exemplo, sobre a saúde do homem, paternidade e a prevenção do câncer.

No cronograma já confirmado, a “Educação em Saúde” vai estar em empresas e instituições parceiras que buscaram espontaneamente a agenda da ação, como Uniube, Cesube, Horto Municipal, Posto Cinquentão, UAI, EFOP e a Construtora MRV. O objetivo é buscar ativamente o público-alvo, visto que muitos homens não buscam os cuidados preventivos.

Luiza Carvalho – Jornalista

SECOM/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar