WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

30/10/2018 - Sedest orienta sobre cadastramento e recadastramento para o uso gratuito do transporte público em Uberaba

Mais de 41 mil idosos com idade entre 60 e 65 anos estão ativamente autorizados a circularem no transporte público de Uberaba. A gratuidade segue as exigências previstas em lei e, segundo a gerência da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Uberaba (Transube), responsável pela emissão do cartão de identificação da gratuidade, tanto idosos quanto Portadores de Necessidades Especiais (PNE) e seus acompanhantes, quando é o caso, devem realizar o cadastramento e recadastramento para garantir o benefício.

Segundo o gerente da associação, Júlio Cesar Minare, o recadastramento do cartão de identificação permite o uso gratuito do transporte público para idosos em Uberaba e deve ser feito sempre antes da data de aniversário do beneficiário.

“Esse mês estamos realizando o cadastramento dos aniversariantes de outubro e na próxima semana começamos de novembro. Quem estiver próximo a sua data de aniversário deve nos procurar antecipadamente e não posterior a data para que não ocorra o bloqueio do cartão que ocorre via sistema”, explica Minare.

O secretário da SEDEST, Wellington Cardoso também faz um alerta sobre o cadastramento e recadastramento dos cartões. “Esse procedimento permite ter o conhecimento da situação atual dos idosos que já possuem o cartão gratuidade. O cadastramento é feito na hora diretamente na Transube”, explica Wellington.

Para o cadastramento é necessário a apresentação do documento de identidade (RG), comprovante de residência e CPF, todos com cópia. O recadastramento é gratuito e o cartão liberado na hora.

A Transube faz um alerta aos usuários que nenhum procedimento do tipo é cobrado, apenas os casos de perda, mau uso do cartão ou aqueles que sofreram algum tipo de penalidade como empréstimo indevido do cartão para terceiros.

O superintendente do Transporte Público, Claudinei Nunes explica também que para quem tiver qualquer tipo de problema no cartão, bem como ainda não solicitou o documento, de forma paliativa, pode apresentar o documento de identidade ao motorista e embarcar pela porta traseira. “Ninguém será impedido de utilizar o transporte público se tiver seu beneficio garantido. O cartão garante celeridade no embarque e garante a segurança do usuário”, diz Claudinei.

Os idosos que completarem 60 anos podem se dirigir diretamente a Transube que fica no Elvira Shopping, na Praça Rui Barbosa, das 9h ás 17h. Já os Portadores de Necessidades Especiais e seus acompanhantes, quando necessários, devem solicitar o cartão de gratuidade por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social que fica Rua Irmão Afonso, nº 617 ou ainda pelo telefone 3331-2403. O atendimento ao público é das 12h às 18h. Mais informações aos usuários pelos telefones 3311-5555 (Viação Líder); 3312-1008 (Viação Piracicabana) ou ainda pelo 3313-9537 (Transube).

Jor. Sabrina Alves

SECOM/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar