WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

25/10/2018 - Secretaria de Saúde divulga resultado do último LIRAa de 2018

Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) mostra o índice de infestação do mosquito

A Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria de Saúde, concluiu nesta quarta-feira (24) o resultado do último Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2018. A pesquisa foi realizada na última semana, antecedida por chuvas fortes e altas temperaturas. O último LIRAa indicou que 2,99% dos imóveis encontram-se infestados pelo Aedes aegypti, ou seja, permanece a situação de alerta.

A chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, Lara Rocha Batista, pontua que apesar do serviço de visitas domiciliares ser contínuo, altas temperaturas e a presença de objetos que possibilitem o acúmulo de água tornam o ambiente propício para a proliferação do mosquito, uma vez haja a presença de ovos viáveis. “Mais uma vez a maioria dos focos encontrava-se em depósitos móveis, como vasos, pratos, recipientes de degelo de geladeira, bebedouros de animais, e em lixos e sucatas, os quais poderiam ser facilmente evitáveis pela própria população. Se cada um fizer a sua parte, todos sairão ganhando”, reforça Lara Rocha.

Frente ao resultado obtido, o secretário de Saúde, Iraci Neto, solicita mais uma vez o apoio e colaboração da população de Uberaba. “Somente com apoio de todos, poderemos ajudar a controlar o mosquito transmissor das arboviroses, principalmente neste período do ano onde há altas temperaturas associadas às chuvas. O resultado indica, dentro do plano nacional, que Uberaba volta a estar no alerta, uma vez que no último LIRa o índice foi próximo à normalidade”.

O secretário destaca que o índice de 1,9% obtido em agosto, e o aumento em outubro, foi uma situação já prevista por conta do critério climático. “Em agosto tivemos um período de estiagem, que é um fato importante no índice baixo. Com o novo resultado as ações estão sendo planejadas a partir do trabalho da Zoonozes e ações educativas. Vamos potencializar este trabalho em campo e as ações que já são estratégicas”, pondera Iraci. Contrato do motofog poderá ser um suporte adicional, dentro das estratégias de atuação.

Por outro lado, o secretário demonstra grande preocupação diante da escassez de recurso principalmente no que se refere aos repasses de responsabilidade do Estado. “Esta falta de recursos, que já vem nos prejudicando, pode influenciar negativamente em ações como o mutirão de limpeza, que tem um custo considerável R$150 a R$200 mil reais por etapa para acontecer. Essa ação pode ficar prejudicada, visto que dependemos dos repasses necessários, e isso pode refletir diretamente na atuação eficiente que precisamos”.

Entenda - O Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) é uma metodologia de trabalho que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti , e consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de surto das arboviroses. A partir dos dados do LIRAa, é possível identificar os criadouros predominantes e verificar a situação de infestação do município, além de permitir o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas, como mutirões, vistorias mais detalhadas, entre outras medidas. A Secretaria Municipal de Saúde realizou o levantamento três vezes este ano, tendo sido realizada em janeiro, abril, agosto, e o último LIRAa do ano, de 15 a 19 de outubro.

Os estratos com índices de infestação predial inferiores a 1%, não apresentam risco. Já aqueles com índice de infestação entre 1% e 3,9% são considerados em situação de alerta. Considera-se o risco de surto de dengue quando o índice de infestação é maior que 4% dos imóveis pesquisados. Com as informações do LIRAa, a própria população toma conhecimento da incidência do mosquito em seu bairro e pode tomar medidas para se prevenir das arboviroses.

Comparativos - Em 2018 houve um índice de infestação relevante em janeiro, período em que 8,7% dos imóveis do município encontravam-se infestados. Ações estratégicas foram realizadas, como mutirão de limpeza e o fumacê. No segundo levantamento, realizado em abril, obteve-se um índice de 3,7% de infestação, demonstrando que as ações foram efetivas. Importante ressaltar que, apesar do alto índice de infestação, nos primeiros seis meses do ano foram notificados e confirmados 224 casos de dengue no município, o que, apesar da relevância do quadro de adoecimento de pessoas, não se considera situação de surto.

Em agosto foi realizado o terceiro LIRAa do ano, em período caracteristicamente seco, onde foi obtido um índice de 1,9% de imóveis infestados. Apesar do clima menos propício para a proliferação do mosquito, o serviço realizado pelo Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias segue com a mesma efetividade com que é realizado nos períodos sazonais das arboviroses.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar