WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

24/10/2018 - Educação no Trânsito promove palestras com motoristas da PMU

Uso indevido do celular, consumo de bebida alcoólica, cinto de segurança e atenção ao trânsito foi o tema do encontro realizado no anfiteatro da PMU

Secretaria de Defesa Social Trânsito e Transportes (Sedest), por meio da Guarda Municipal e Departamento de Educação no Trânsito promoveu nesta terça-feira (23) palestra com motoristas lotados em todos os setores da Prefeitura de Uberaba. Cerca de 200 profissionais estiveram presentes, entre motoristas e condutores que foram multados com penas leves e que passaram por reciclagem.

A palestra sobre o trânsito seguro e direção perigosa foi ministrada pelo chefe do departamento da Sedest, Hélio Reis que mostrou números que chamaram a atenção. Segundo dados, em Uberaba, acontecem diariamente de 8 a 12 acidentes no trânsito envolvendo motos e carros, totalizando média de 240 acidentes no mês. “A grande maioria dos acidentes envolvem motociclistas e ações indevidas como o uso de celular, uso do cinto de segurança, ultrapassagem de sinal vermelho e até mesmo o uso de bebida alcoólica. Esses dados são extremamente preocupantes”, alerta Reis.

A ação faz parte da programação de atividades promovidas pela Sedest que busca a melhoria do trânsito. Para o secretário, Wellington Cardoso, essas ações fazem um alerta aos motoristas e mostram a realidade presente no trânsito.

Conscientização. Foram apresentados aos participantes vídeos sobre acidentes, capotamentos, atropelamentos, uso indevido do celular e atenção ao uso da faixa de pedestre, que faz parte das ações da Educação no Trânsito na cidade.

Hélio Reis explica que a exemplo de cidades como Brasília e Araxá, esta sendo feito na cidade, em especial com os pedestres, ações de conscientização sobre o uso correto da faixa de pedestres. Segundo ele, a cultura dos motoristas e pedestres precisa mudar.

“O pedestre precisa perder a vergonha de assinalar quando for atravessar a rua na faixa. Levantar o braço mostra a sua intenção e com isso o motorista deverá parar e esperar. Já mudamos a realidade do trânsito local e vamos continuar com as nossas ações”, reforça.

O motorista Márcio Faria, lotado na Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) diz que esse trabalho é fundamental e serve para conscientizar a todos sobre os perigos enfrentados, muitas vezes pela imprudência do outro motorista.

Vale destacar que durante a semana o setor de Educação de Trânsito realizará palestras da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes), em duas empresas situadas no Distrito Industrial e no bairro Recreio dos Bandeirantes, respectivamente. As palestras, assim como as demais, abordarão a importância do uso do cinto de segurança, o excesso de velocidade, uso do celular ao volante e até mesmo o consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir, que ainda é bastante comum entre os motoristas.

“Estamos abertos para palestras durante todo o ano, quem quiser nos convidar estamos à disposição, basta entrar em contato pelo telefone 3331-2316”, finaliza Helio Reis.

Jor. Sabrina Alves

SECOM/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar