WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

23/10/2018 - PMU destaca a prevenção na abertura da II Semana da Saúde Bucal

Profissionais e estudantes de Odontologia lotaram o anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba na manhã desta segunda-feira (22), para a abertura oficial da II Semana de Saúde Bucal. Destacando a campanha de prevenção ao câncer de boca, a programação foi iniciada com a presença do secretário de Saúde, Iraci Neto, a chefe do Departamento Municipal de Saúde Bucal, Márcia Nomelini, o presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Humberto Dutra, e o vereador Alan Carlos, autor da lei municipal 12.672 que institui a Semana da Saúde Bucal. Também estiveram presentes o presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) em Uberaba, Maurício Ferreira; o presidente Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, Robson Fidalgo Amuí; e o coordenador do curso de Odontologia da Uniube, Luis Henrique Borges.

Iraci Neto destacou que a Saúde Bucal é um importante pilar da saúde pública do município e a intensificação de ações tem sido um trabalho prioritário, feito com empenho. O tema do ano, prevenção ao Câncer de Boca, vem ao encontro do trabalho de qualidade aliado aos demais serviços de saúde. “Os resultados refletem nosso compromisso para realmente atingir aquilo que é a prioridade do prefeito Paulo Piau. Os serviços odontológicos mostram uma grande evolução, e eventos como este, proporciona debates e a criação de novas oportunidades para a rede”.

Ao citar melhorias de infraestrutura, reformas e novos equipamentos que estão refletindo na qualidade de atendimento à população, o secretário de Saúde, enfatiza a importância das parcerias e capacitações propostas. Dentre as diversas atividades e esforços, Iraci Neto destacou a aproximação da Academia ao serviço público, agradecendo a parceria da Odontologia Uniube e o envolvimento dos estudantes em ações e experiências nos postos de saúde e na rede pública.

Segundo a chefe do Departamento de Saúde Bucal da SMS, a Semana da Saúde Bucal é um projeto em que todos os profissionais acreditaram e que obteve muito êxito em sua primeira edição. “Cada equipe se envolveu profundamente para realizar esta ação, e neste ano nosso objetivo é atingir o maior número de pessoas para levar orientação sobre o câncer de boca. O que percebemos é que a população desconhece a necessidade de fazer o autoexame. No ano passado conseguimos identificar 149 lesões suspeitas de câncer. E dessas, seis foram comprovadas com exame. São vidas salvas com a descoberta precoce do problema”.

Programação - A abertura da II Semana de Saúde Bucal, na segunda-feira, contou com a palestra “Prevenção do Câncer Bucal” com a professora Ana Luiza Ribeiro de Oliveira Avi, cirurgiã dentista do Departamento de Odontologia do Hospital de Câncer de Barretos. Em seguida aconteceu roda de conversa com diversos profissionais e estudantes, debatendo sobre “Integração Ensino /Serviço/Comunidade na Luta contra o Câncer de Boca – Relato de Casos Clínicos”.

Durante toda a semana a programação contará ações especiais de conscientização da população para a atenção com a saúde bucal. Serão ações educativas e preventivas sobre o câncer de boca nas 32 unidades básicas de saúde e em oito pontos de apoio na zona rural, além de exames clínicos, entrega de material educativo, palestras e ações em asilos, na UAI, nos CAPS e salas de espera. Haverá distribuição de kits de higiene bucal e visitas domiciliares com 49 equipes de Saúde da Família em campo, fazendo a busca ativa de idosos com dificuldades de locomoção.

Na sexta-feira (26) acontecerá Blitz na feira do Fabrício, das 7h30 às 11h. Alunos do curso de Odontologia também devem promover Blitz na Uniube, divulgando e orientando sobre a prevenção câncer de boca. A ação ocorrerá na segunda, durante o dia, e quarta-feira no período noturno.

O cronograma de atividades será encerrado na sexta-feira (26) no anfiteatro do Centro Administrativo da PMU, a partir das 13 horas, com o curso “Decisão rápida e segura diante das urgências odontológicas”. O conteúdo será ministrado por Dr. Robson Fidalgo Amui, especialista, Mestre e Doutor em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial; Dr. Julio César de Carvalho, especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial e Mestre em Clínicas Odontológicas; Dr. Paulo César Ferreira, especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial; Dra .Maria Cristina Ferreira Leite, especialista e Mestre em Endondotia; Dra. Renata Bernardes dos Santos Reativo, especialista em Endodontia; e Dra. Daniela Aparecida Teodoro Cássio, especialista em Endodontia.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar