WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

16/10/2018 - Índice de ausências em exames de prevenção ao câncer feminino preocupa Rede de Saúde

A secretaria de Saúde alerta para o alto número de faltas após agendamento no Outubro Rosa
 
A Prefeitura de Uberaba tem intensificado, durante o Outubro Rosa, a coleta de exames, atendimentos e ações de prevenção para as mulheres em todas as Unidades Básicas de Saúde e Rede de Atenção Especializada, com o objetivo de prevenir o câncer de mama e de colo de útero. A Secretaria de Saúde alerta, porém, que quantidade significativa de mulheres que realizaram agendamentos não está comparecendo para a realização dos exames. Somente na Carreta Sesc Saúde da Mulher, por exemplo, cerca de 40% das mulheres não compareceram para a o Papanicolau e 10% dos agendamentos para mamografia também apresentaram falta.


A situação é preocupante e merece um alerta, segundo o secretário Iraci Neto:  “Já finalizamos a segunda semana do Outubro Rosa e planejamos uma série de atividades e ações que envolvem nossa rede de saúde, o Caism e também grandes parceiros, como o Sesc com a Carreta de Saúde da Mulher e o Hospital Hélio Angotti, que está realizando as mamografias. Mas o agendamento, confirmado por parte das mulheres, está registrando este alto índice de ausência e isso é uma situação que nos preocupa. São pessoas com a idade ativa para a realização dos exames”.


O secretário de Saúde avalia que a preocupação é por dois fatores principais. “Uma questão é que essas mulheres passaram pelo encaminhamento de um profissional para a finalização de diagnóstico e o possível tratamento. Essa pessoa, portanto, fica vulnerável a alguma situação de risco das doenças. E um segundo fator é que com a ausência, a mulher tira a oportunidade de quem está necessitando ou querendo realizar a prevenção”.


A situação está ocorrendo em todos os locais de agendamento de exames. “Queremos que fique um alerta para as mulheres, principalmente ao cuidado e prevenção, à educação em saúde, e o entendimento de que é importante existir a colaboração da população. Essas ausências são uma preocupação para nossa gestão de saúde do Município de Uberaba, visto que esses dados se perdem mesmo com toda a elaboração de estratégias e captação de pacientes com a busca ativa”.


Atendimento – As mulheres que ainda querem fazer gratuitamente exames como mamografia e Papanicolau, podem participar das atividades do Outubro Rosa até o final do mês. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Matriciais (UMS), Unidades de Saúde da Família (USF) e Centros de Saúde a programação segue até dia 31 e as mulheres interessadas devem buscar a unidade mais próxima de sua residência para obter todas as informações sobre a requisição dos exames. Além disso, as unidades oferecem palestras, orientações, rodas de conversa e distribuição de materiais educativos e preventivos.


No Caism, a coleta de material para o Papanicolau acontece com demanda livre das 8 às 13 horas, bem como encaminhamento para o exame de mamografia. O atendimento é gratuito e é preciso estar com o cartão do SUS, documentos pessoais e comprovante de residência.


Jorn. Luiza Carvalho
Secom/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar