WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

11/10/2018 - Inaugurado o Ambulatório de Medicina Esportiva Alberto Moraes

A Prefeitura de Uberaba em uma parceria da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel) inaugurou na tarde desta quarta-feira (10) o Ambulatório de Medicina Esportiva Alberto Moraes, homenageando um massagista que já bastante idoso serviu ao esporte uberabense em várias modalidades.

O prefeito Paulo Piau considera o projeto uma vitória para a cidade, mas em especial para o atleta amador. “Aquele atleta que não possui plano de saúde, agora vai passar por tratamentos adequados e de primeira qualidade, de forma gratuita” afirma.

O presidente da Funel, Luiz Alberto Medina se diz realizado com esse projeto tão sonhado, de tratamento clínico, nutricional e fisioterápico aos atletas uberabenses incapacitados de arcar com os custos desses procedimentos médicos. “O objetivo final é dar dignamente oportunidade a quem não tem condições financeiras e que nunca teve acesso a um tratamento”, completou Medina.

A filha do homenageado, Regina Moraes se disse emocionada pela lembrança do nome de seu pai para dar nome ao ambulatório e, mais ainda por ter sido [a homenagem] em vida e que por isso agradeceu à Funel. Senhor Alberto Moraes, hoje com 95 anos, também se emocionou e nem conseguiu fazer um pronunciamento, mas garantiu que na manhã desta quarta-feira (10) destravou a coluna de um médico com sua massagem.

O projeto. Visa a atender atletas uberabenses, de forma gratuita e com profissionais de alto nível e conhecimento nas áreas de medicina, fisioterapia e nutrição. Funcionará a partir do momento em que o atleta lesionado se encontrar em tratamento conservador será prontamente referenciado ao Ambulatório de Medicina Esportiva, e o tratamento continuará já na semana do evento traumático.

Por outro lado, caso o atleta necessite de tratamento cirúrgico, o mesmo contará com a disponibilidade de atendimento no ambulatório pelo Sistema Único de Saúde (SUS), contando com um dia semanal para o atendimento ambulatorial e tratamento cirúrgico de patologias ortopédicas.

Já os atletas que necessitarem de atendimento de urgência serão imediatamente conduzidos para o local de pronto atendimento, o médico será contatado para a realização do atendimento do paciente, e neste local serão realizados os exames médicos necessários para tratamento em fase aguda.

Os pacientes serão encaminhados para os seguintes locais: para pronto atendimento – Unidade de Pronto Atendimento do São Benedito; exames médicos – Unidade de Pronto Atendimento São Benedito; exames médicos emergenciais – Hospitais Referenciados (Ambulatório e Hospitais referenciados em casos eletivos; atendimento médico no ambulatório instalado na própria FUNEL; atendimento cirúrgico – Hospitais Referenciados (Ambulatório de Traumatologia do Esporte – Hospital Mario Palmério e Hospital Regional); reabilitação – Centro de Reabilitação de Universidades Parceiras / Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Centro de Iniciação ao Esporte).

O fluxo de atendimento seguirá os seguintes critérios: o atleta ser cadastrado na FUNEL em ficha própria; o atleta deverá passar anteriormente pelo médico com especialidade do esporte (FUNEL) se verificado possível lesão e necessidade de exames ao Hospital Mário Palmério e Hospital Regional (exames, intervenções cirúrgicas, etc) e ou para o setor de fisioterapia diretamente (FUNEL); em caso de urgência ortopédica, o paciente será encaminhado para a UPA São Benedito, se necessário, deverá ser acionado a viatura do SAMU.

Aurélio Veloso

Comunicação-Funel

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar