WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

06/10/2018 - Atividades em comemoração ao Outubro Rosa continuam

As ações estão sendo realizadas desde o início do mês e seguem até o dia 31 nas UBS, UMS, USF e Centros de Saúde
 
Continua até o dia 31 de outubro as ações em comemoração ao Outubro Rosa. Em Uberaba, o Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism) promoveu no último dia 2, algumas atividades em prol da conscientização e controle do câncer de mama e colo uterino. As Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Matriciais (UMS) e Unidades de Saúde da Família, também seguem com suas atividades até o final do mês.


Caism. De acordo com a gerente Natália D’Amico, as ações para a saúde da mulher serão intensificadas com palestras sobre prevenção e cuidados, prevenção e autoexame, rodas de conversa, importância da alimentação correta e saudável, dentre outras ações de conscientização.  


“O objetivo das unidades é colocar a saúde da mulher em pauta para o público local dos bairros de atendimento, destacando o Outubro Rosa com programações interativas e com informação para prevenção”, destacou.


Importante reforçar que, além de toda a programação, o Caism conta com uma equipe dedicada a saúde da mulher com ginecologistas, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos. Em relação aos exames de mamografia, as pacientes receberão um encaminhamento para o Hospital Hélio Angotti onde será realizado o procedimento.


Carreta Sesc. A Unidade móvel é direcionada à promoção da saúde feminina e ficará em Uberaba até dia 1º de novembro. A expectativa é que sejam realizados mais de 600 atendimentos entre mamografias, exames citopatológicos (Papanicolaou) e exames de Ultrassom (pélvico, endovaginal e mama). O caminhão é equipado com consultórios e está ancorado no estacionamento ao lado do CAISM.


As pacientes que já foram selecionadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba devem realizar o agendamento dos exames de Mamografia e Ultrassom no salão da Unidade de Atendimento Integrado – UAI, que fica na Avenida Leopoldino de Oliveira, 1.160, bairro Parque do Mirante.


Outras atividades. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Matriciais (UMS), Unidades de Saúde da Família (USF) e Centros de Saúde, a programação segue até dia 31. Confira a programação nas unidades:


Dia 08 na UMS Roberto Árabe acontece a palestra sobre a importância do aleitamento materno como forma de prevenção do câncer de mama. Ainda no dia 08, na USF Capelinha, a partir das 8h30, a palestra sobre Papanicolaou e Mamografia. Dia 9, na USF Residencial 2000 será a vez da palestra sobre Saúde da Mulher e às 8h, na UMS Roberto Árabe Abdanur acontece a palestra sobre câncer de boca.


No dia 9, na USF Capelinha acontece a palestra sobre câncer de boca e, encerrando o dia, a partir das 17h, na UBS Dona Aparecida, será realizada a coleta de Exame de Papanicolau com um café e música ao vivo para as participantes. No dia 10 (quarta-feira) na USF Capelinha, às 8h30 acontece a palestra sobre câncer de mama e colo do útero. No mesmo dia, a partir das 9h, na USF Borgico/Calcáreo acontecerá um ciclo de palestras sobre a valorização da Mulher. A UBS Tia Lola e UFS Residencial 2000 completa a lista do dia.


Já no dia 11, a USF Residencial 2000 promove uma palestra, a partir das 7h, com o tema Saúde da Mulher. Logo depois, às 8h será a vez da UBS Juca Inácio seguido das USFs Capelinha e Beija Flor, que promoverão atividades e palestras. Já a UMS Valdemar Hial Júnior realizará um ciclo de atividade com café da manhã para as participantes e coleta de exame de papanicolau e solicitação de mamografia. E, por  último, a USF Palmira Resende, na Comunidade Rural de Santa Rosa, realizará palestra sobre saúde. Fechando a semana, a UMS Roberto Árabe Adbanur promoverá palestra sobre violência doméstica.


Vale destacar que para as consultas e encaminhamentos de exame é preciso trazer o cartão do SUS, documentos pessoais e comprovante de residência. Todos os atendimentos são gratuitos.


Jor. Sabrina Alves
SECOM/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar