WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

04/10/2018 - Secretaria de Saúde promoverá capacitação sobre o Teste do Pezinho

Enfermeiros da rede de saúde participarão, nos dias 5 e 9 de outubro, de capacitação especial sobre o Teste do Pezinho. A iniciativa da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferecerá o treinamento no Centro de Educação em Saúde (CES) das 13h às 17h, visando atualizar os conhecimentos e aperfeiçoar o trabalho dos profissionais no atendimento público.

De acordo com Robert Boaventura, diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, a capacitação vai apresentar as doenças que são triadas pelo Programa de Triagem Neonatal e sua importância no diagnóstico e tratamento precoce. Entre os temas a serem destacados, a equipe falará sobre a abordagem aos profissionais que realizam a coleta do Teste do Pezinho nas Unidades Básicas de Saúde, e haverá exposição prática referente à coleta do exame. O curso será ministrado pela médica Heloísa Marcelina da Cunha Palhares, com apoio administrativo de Marlene Santos Sabino Araújo, e pelos enfermeiros Fabiana Fernandes Silva de Paula e Adriano Sarreta.

O teste do pezinho é o exame de prevenção que detecta precocemente seis tipos de doenças em recém-nascidos. Para que o teste tenha sucesso é importante que a coleta seja realizada no tempo ideal, do terceiro ao quinto dia de vida do bebê. O teste é realizado nas Unidades Básicas de Saúde.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar