WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

03/10/2018 - Caism recebe autoridades e palestras no Dia D do Outubro Rosa

Prefeito Paulo Piau destacou a importância da prevenção e fez chamado às mulheres uberabenses
 
O Dia D do Outubro Rosa movimentou o Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher - Caism nesta terça-feira com ações especiais de conscientização, palestras e a abertura com performance teatral e presença de autoridades, equipes de saúde, parceiros e população. O prefeito Paulo Piau, acompanhado da primeira-dama Heloísa Piau, abriu oficialmente a agenda do Outubro Rosa ao lado do secretário de Saúde Iraci Neto, o secretário adjunto, Luciano Correa, e a gerente do Caism, Natália D’Amico. Também estiveram presentes secretários municipais, o presidente do Sindicomércio Marcelo Árabe, Rejane Faria, representando o parceiro Sesc Minas Gerais, e o vereador Rubério Santos, representando a Câmara Municipal de Uberaba.


Paulo Piau destacou ao público que, diante das anormalidades de saúde que eventualmente podem acontecer no ciclo da vida, prevenir é o melhor caminho. “O Outubro Rosa, que é exatamente sobre prevenção contra o câncer, está oferecendo um calendário especial aqui no Caism e nas unidades de saúde, e essa agenda também conta com grandes parceiros, como o Sesc e o Sindicomércio que trazem a Carreta Sesc Saúde da Mulher. Por isso faço um apelo às mulheres. Para evitar a doença depois, venha conosco prevenir e fazer exames, e receber orientações para sua saúde”.


Representando a mulher uberabense, a primeira-dama Heloísa Piau parabenizou todos os profissionais e parceiros envolvidos destacando o Caism como a referência na saúde da mulher. “Em primeiro lugar devemos nos amar. Então nós mulheres, neste Outubro Rosa, precisamos nos cuidar para poder cuidar das nossas famílias e de nosso entorno. Quero também deixar este apelo, pois sempre digo que o bem vencerá”.


Programação. O secretário de Saúde, Iraci Neto, reforça que as ações do Outubro Rosa seguirão durante todo o mês. “A nossa expectativa é de que toda nossa rede municipal de saúde, durante o mês, fique movimentada por meio das palestras e ações educativas, além das atividades clínicas de prevenção e promoção à saúde das mulheres, principalmente no combate ao câncer de colo uterino e mama. Estamos em um momento de trabalhar a consciência, e não o medo, que não pode prevalecer. Precisamos da conscientização das mulheres para o cuidado com essas doenças. Já avançamos muito e estamos muito bem servidos de uma rede de saúde que oferece ações de qualidade no trabalho preventivo”.  


No Caism, de acordo com a gerente Natália D’Amico, as ações para a saúde da mulher estão intensificadas com o foco em trabalhar a conscientização e a prevenção. “Para isso teremos palestras todos os dias, ações educativas na sala de espera, e parceiros como a Carreta Sesc e o Hospital Hélio Angotti, que receberá nossos encaminhamentos de mamografia. O atendimento é gratuito e é preciso trazer o cartão do SUS, documentos pessoais e comprovante de residência”, explica ela.


Nesta quarta-feira, dia 3, das 8 às 10 horas, acontece roda de conversa na sala de espera e temas como o autoexame das mamas e prevenção do Câncer de Mama estarão em pauta. Das 10h30 às 13 horas, com a participação do Centro de Testagem Anônima (CTA), haverá distribuição de preservativos e informações gerais sobre HIV, sífilis, hepatite B e C. Já no dia 4, das 8 às 10 horas, o tema na sala de espera será “Planejamento Familiar”, e das 13 às 14h30 a conversa é sobre os benefícios da amamentação.


Dia 5 de outubro a programação em frente ao Caism terá atividades educativas com distribuição de panfletos entre 8 e 10 horas. Das 13 às 14h30 haverá roda de conversa sobre a importância da fisioterapia em pacientes pós mastectomizados, com a fisioterapeuta Karen Cristina Alves.


Atenção Básica. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Matriciais (UMS), Unidades de Saúde da Família (USF) e Centros de Saúde, a programação segue até dia 31 com palestras, orientações, rodas de conversa, requisições de mamografia e exames, momentos de beleza, atividades diversas e distribuição de materiais educativos e preventivos. O objetivo das unidades é colocar a saúde da mulher em pauta para o público local dos bairros de atendimento, destacando o Outubro Rosa com programações interativas e com informação para prevenção.


Carreta Sesc. Unidade móvel direcionada à promoção da saúde feminina, o Sesc Saúde Mulher fica em Uberaba até dia 1º de novembro. Até essa data, serão realizados 608 atendimentos entre Mamografias, exames citopatológicos (Papanicolaou) e exames de Ultrassom (pélvico, endovaginal e mama). O caminhão equipado com consultórios ficará instalado no estacionamento ao lado do CAISM. As pacientes, que já foram selecionadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, devem realizar o agendamento dos exames de Mamografia e Ultrassom no salão da Unidade de Atendimento Integrado – UAI, localizado à rua Leopoldino de Oliveira, 1.160, bairro Parque do Mirante.


Luiza Carvalho – Jornalista
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar