WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

02/10/2018 - Dia D do Outubro Rosa terá ações no Caism nesta terça-feira

O Caism sediará nesta terça-feira, dia 2 de outubro, o Dia D do Outubro Rosa com início da programação às 8 horas. Com a presença do prefeito Paulo Piau, secretários municipais e toda equipe do CAISM e Secretaria de Saúde, a ação terá recepção aos participantes e apresentação dos serviços oferecidos pelo Caism.


Na abertura o público vai prestigiar a peça teatral “Marias”, com a atriz e educadora Ana Elisa Gonçalves, em parceria com a Fundação Cultural de Uberaba. O trabalho performático mistura música, poesia e teatro, trazendo textos autorais e de autoras consagradas como Conceição Evaristo, Clarice Lispector, Elisa Lucinda, Mel Duarte e Cecília Meireles.


A partir das 9h30, o médico Leandro Ovídio Facure de Vito ministra a palestra “Mulher moderna: Cuidados e Saúde da Mama”. A segunda palestra será sobre “A importância do atendimento psicológico em pacientes com diagnóstico de câncer de mama”, com a psicóloga Carmelita Fernandes de Oliveira Santos. No período da tarde, a partir das 13 horas, o Dia D terá a ação “Cantinho da Beleza” com parceria da Facthus.


Além do Dia D, a programação do Caism continuará com ações especiais ao longo de outubro. Durante todo o mês será realizada coleta de material para o papanicolau com demanda livre. das 8 às 13 horas, bem como encaminhamento para o exame de mamografia.


Atenção Básica. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Matriciais (UMS), Unidades de Saúde da Família (USF) e Centros de Saúde, a programação segue até dia 31 com palestras, orientações, rodas de conversa, requisições de mamografia e exames, momentos de beleza, atividades diversas e distribuição de materiais educativos e preventivos. O objetivo das unidades é colocar a saúde da mulher em pauta para o público local dos bairros de atendimento, destacando o Outubro Rosa com programações interativas e com informação para prevenção.


Ações Outubro Rosa nas Unidades de Saúde – dias 2 e 3:
Dia 2 - UBS Dona Aparecida
Local da atividade: Igreja Nossa Senhora da Abadia
7h30 - Palestra com Dra. Michele sobre Saúde da Mulher; 8h - Aferição de PA, entrega de pedidos de mamografia, agendamento de Exame papanicolau, café da manhã para os participantes.
UBS Dr. Inimá Baroni - 7h - Palestra sobre câncer do colo uterino.
USF Residencial 2000 - 12h - Palestra sobre Saúde da Mulher
USF Norberto - 7h30 - Palestra sobre Saúde da Mulher e Grupo de ginástica orientada


Dia 3 - UBS Dr. Inimá Baroni - 7h - Palestra sobre Violência contra a mulher
Outubro Rosa no Hélio Angotti. O Hospital Hélio Angotti, durante todo o mês de outubro, oferece mamografia, via SUS, para mulheres de 50 a 69 anos, que fizeram o exame há mais de um ano. Os atendimentos acontecerão de 7h às 16h, de segunda a sexta-feira, no Centro de Prevenção do Câncer da Mulher (CEMPRE - Mulher), em frente ao prédio do hospital. Para participar é necessário levar cópia do CPF, RG, cartão do SUS, comprovante de endereço e título de eleitor.


Luiza Carvalho – Jornalista
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar