WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

30/09/2018 - Ações do Outubro Rosa começam nesta segunda-feira

As ações especiais de saúde para a mulher no Outubro Rosa, preparadas pela Prefeitura Municipal de Uberaba, terão início nesta segunda-feira nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Atenção Especializada. O calendário do dia 1º contará com palestras e rodas de conversa para abrir a programação que segue ao longo de todo o mês, sendo na terça-feira, 2 de outubro, o Dia D no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism).

No dia 1º de outubro o Caism abre a programação com roda de conversa das 8 às 10 horas, destacando a importância dos exames de Papanicolau e mamografia. Das 14 às 16 horas, na sala de espera, o tema será a importância da prevenção de câncer de mama e colo uterino. Haverá coleta para Papanicolau e encaminhamento para mamografia das 8 às 13 horas, com demanda livre. O endereço do Caism é Avenida Leopoldino de Oliveira, 1160 - Parque do Mirante.


O dia 1º também será de ação especial na Unidade Especializada em Reabilitação (UER). O evento terá início às 8 horas com café da manhã para pacientes, e palestras sobre Saúde da Mulher e sobre cuidados com a saúde. Também haverá momento de bem-estar com demonstração de produtos de beleza, entrega de panfletos e apresentação de vídeo sobre os cuidados com a saúde.


Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Matriciais (UMS), Unidades de Saúde da Família (USF) e Centros de Saúde, a programação inicia no dia 1º e segue até dia 31 com palestras, orientações, rodas de conversa, requisições e mamografia e exames, momentos de beleza, atividades diversas e distribuição de materiais educativos e preventivos. O objetivo das unidades é colocar a saúde da mulher em pauta para o público local dos bairros de atendimento, destacando o Outubro Rosa com programações interativas e com informação para prevenção.


DIA D. O Caism sediará, no dia 2 de outubro, o Dia D do Outubro Rosa com programação começando às 8 horas. Com a presença de autoridades, a ação terá recepção aos participantes e apresentação dos serviços oferecidos pelo Caism. Na abertura o público vai prestigiar a peça teatral “Marias”, com a atriz e educadora Ana Elisa Gonçalves, em parceria com a Fundação Cultural de Uberaba. O trabalho performático mistura música, poesia e teatro, trazendo textos autorais e de autoras consagradas como Conceição Evaristo, Clarice Lispector, Elisa Lucinda, Mel Duarte e Cecília Meireles.


A partir das 9h30, o médico Leandro Ovídio Facure de Vito ministra a palestra “Mulher moderna: Cuidados e Saúde da Mama”. Outra palestra será sobre “A importância do atendimento psicológico em pacientes com diagnóstico de câncer de mama”, com a psicóloga Carmelita Fernandes de Oliveira Santos. No período da tarde, a partir das 13 horas, o Dia D terá a ação “Cantinho da Beleza” com parceria da Facthus.
Além do Dia D, a programação do Caism continuará com ações especiais ao longo de outubro. Durante todo o mês será realizada coleta de material para o Papanicolau com demanda livre das 8 às 13 horas, bem como encaminhamento para o exame de mamografia.


Confira o calendário desta segunda-feira (01):


UMS Álvaro Guaritá – 8h: Palestras sobre Câncer de mama,violência doméstica, Planejamento Familiar e Aleitamento Materno; Entrega de requisições de Mamografia, citologia oncótica, distribuição de material educativo e preservativos; aferição de pressão arterial, glicemia capilar, exame odontológico.


USF Edison Reis Lopes(USF São Cristóvão) - 8h: Palestra sobre Saúde da Mulher.


USF Julieta Andrade - 8h: Palestra sobre o tema “Violência Doméstica”; café da manhã; coleta de Exame Papanicolau e entrega de requisições de Mamografia.
13h - Palestra sobre o tema: Violência Doméstica
 

USF Virlânea Augusta de Lima (Maracanã)   - 8h: Roda de conversa sobre Saúde da Mulher e exames preventivos. Divulgação das ações que serão realizadas no mês de Outubro.


UMS Maria Teresa de Freitas - 7h: Palestra sobre Alimentação saudável. 7h30 - Palestra sobre Violência doméstica
8h - Palestra sobre Assoalho pélvico e incontinência urinária - Equipe multiprofissional; Coleta de Exames Papanicolau e entrega de requisições de Mamografia.


USF Rosa Maria Frange: 8h - Palestra sobre prevenção do câncer de mama e câncer de colo do útero
13h às 16h - Coleta de Exame Papanicolau
Durante todo o mês de outubro haverá coleta de Exame Papanicolau: Terças-feiras: 13h00 às 17h00; Quartas-feiras: 07h00 às 11h00; Sextas-feiras: 07h00 às 11h00


USF Residencial 2000- 7h - Palestra sobre Saúde da Mulher. A coleta de Exame Papanicolau e solicitação de mamografia acontecerão nos dias: 04/10/2018 – 7h e às 13h; 11/10/2018 – 7h e às 13h; 18/10/2018 7h e às 13h; 25/10/2018 – 7h e às 13h.


UBS Dona Aparecida: 7h30 - Café da manhã, palestra sobre Saúde da Mulher; 8h30 - Entrega de requisições de Mamografia e agendamento de Exame Papanicolau; 9h - Atividades de beleza (design de sobrancelha,manicure e cuidados com a pele).


Às terças , quartas e quintas-feiras – 7h30 Grupos de ginástica(Atividade física e educação em saúde sobre Saúde da Mulher) - Equipe multiprofissional da UFTM.


Coletas de Exame Papanicolau -13h - Terças-feiras; 7h - Quintas-feiras; 13h - Quintas-feiras.

UMS Abadia: 7h e 13h - Palestra sobre importância dos exames preventivos. Aferição de PA,glicemia,medidas antropométricas,sorteio de brindes. Agendamento de Exame Papanicolau e entrega de requisição de Mamografia


USF Francisco José da Silva/Edson Luiz/Dona Naná: 9h - Palestra sobre prevenção do Câncer de mama e colo do útero.
13h - Às terças-feiras - Coleta de Exame Papanicolau e entrega de pedido de mamografia.


UMS Roberto Árabe Abdanur: 8h - Palestra sobre prevenção do câncer de mama e colo do útero. Agendamento de Exame Papanicolau e entrega de pedidos de Mamografia.


13h30- Palestra sobre prevenção do câncer de mama e colo do útero. Agendamento de Exame Papanicolau e entrega de pedidos de Mamografia. Coleta de Exame Papanicolau - terças-feiras: às 7h e 13h; quartas-feiras: 7h; quintas-feiras: 7h e 13h


UMS Luiz Meneghello: 8h- Palestra sobre Câncer de mama
USF Beija-Flor: 7h30 - Palestra sobre Saúde da Mulher
USF Lecir Nunes Ramos: 13h - Palestra sobre câncer de mama,câncer do colo uterino e importância da prevenção.
USF Capelinha:  9h - Palestra sobre Saúde da Mulher e lanche para os participantes.
UMS George Chireé: 8h - Palestra sobre Saúde da Mulher
UBS Dr. Romes Cecílio: 7h e 13h - Palestra sobre Exame Papanicolau e Mamografia; Entrega de rosas para as mulheres.


Coleta de Exame Papanicolaou e solicitação de mamografia: Às terças-feiras - 13h; Às quintas-feiras - 7h; Às quartas-feiras - 13h
ESF Planalto: 8h - Posto de Saúde Amigos (Rua Asa Norte, 215) - Palestra sobre Saúde da Mulher. Coleta de Exame Papanicolaou e solicitação de mamografia.


UBS Jacob José Pinto: 7h30 - Palestra sobre Saúde da Mulher,divulgação da Campanha Outubro Rosa
8h - Palestra sobre Câncer Bucal
8h30 - Panfletagem sobre Campanha Outubro Rosa pelas agentes comunitárias


UMS Ézio de Martino: 7h - Roda de conversa sobre Saúde da Mulher; Agendamento de Exame Papanicolau e solicitação de mamografia.
UBS Dr. Inimá Baroni: 7h - Palestra sobre prevenção de câncer de mama

UMS Professor Aluízio Prata: 8h - Palestra sobre Saúde da Mulher -Distribuição de panfletos educativos; Orientações sobre prevenção e promoção à Saúde da Mulher.


- Coleta de Exame Papanicolau e solicitação de mamografia:  Às terças-feiras: 13h; Às quartas-feiras: 7h; às quintas-feiras: 7h
UBS Tia Lola: 7h - Palestra na sala de espera sobre Saúde da Mulher
7h30 - Coleta de Exame Papanicolau e entrega de pedidos de Mamografia


USF Norberto: 13h - Abertura da Campanha Outubro Rosa
13h30 - Palestra sobre Saúde da Mulher
14h30 - Café da tarde


UMS Valdemar Hial Júnior: às 7h e às 13h - Divulgação da Campanha Outubro Rosa  e palestra sobre Saúde da Mulher. Agendamento de Exame Papanicolau e solicitação de mamografia.


Centro de Saúde Eurico Villela: 8h – Café  da manhã e orientações sobre câncer de mama. Triagem e entrega de requisições de mamografia.
9h - Atividades de beleza em parceria coma FACTHUS (Quick massagem, manicure,sobrancelha, spa das mãos, higienização facial).


Jorn. Luiza Carvalho
SECOM/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar