WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Transporte Coletivo

21/09/2018 - Uberaba ganha mais um eixo do Sistema BRT Vetor

O terminal beneficiará mais de 10 bairros e garantirá maior celeridade do transporte público local 


Inaugurado nesta quinta-feira (22), o quarto terminal que integra o moderno Sistema BRT Vetor, único em pleno funcionamento em uma cidade com menos de 500 mil habitantes. Uberaba já conta com o Terminal e eixo Univerde (Oeste), Manoel Mendes (Leste), Gameleiras (Sudeste) recém inaugurado e, agora, o Sudoeste. Lembrando que a operacionalização efetiva acontecerá a partir do próximo sábado (22), a partir das 5h30.


Sob as bênçãos do padre Geraldo Magela, da Paróquia São Galvão, o prefeito Paulo Piau inaugurou oficialmente o Terminal que leva o nome do empresário uberabense “Tião Silva”, com a presença do Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, Inácio Bento de Morais Júnior e dos secretários municipais, Marcondes Freitas (Obras), Nagib Facury (Planejamento e Gestão Urbana); Wellington Cardoso (Defesa Social, Trânsito e Transporte); Marlus Salomão (Serviços Urbanos), Keila Riceto Carvalho (Comunicação), do Superintendente de Transporte Público, Claudinei Nunes, familiares do homenageado “Tião Silva”, dentre outros convidados que prestigiaram o momento.


Paulo Piau destacou que o sistema tem cumprido um importante papel para a rapidez do transporte público. “Temos, com a entrega da Linha Beija-Flor, um olhar do sistema como um todo que possibilitará maior fluidez e mobilidade. Esta interação com os eixos e terminais é um grande passo para facilitar a vida do usuário do transporte público, que tem que ir de casa ao trabalho, deixando de utilizar o carro por ter um transporte de qualidade. Isso acontece em outras cidades mundo afora. Uberaba está entrando em uma era de modernidade, pois hoje o BRT é um sistema consolidado no mundo inteiro”.


O prefeito agradeceu, na oportunidade, ao Ministério das Cidades, Caixa Econômica e a todos os envolvidos da Prefeitura de Uberaba. “Houve uma interação madura, interessante e exigente de todos que trabalharam neste processo técnico, portanto um trabalho que deve ser aplaudido” frisa.


O Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, Inácio Bento de Morais Júnior, ressalta que o Sistema BRT é o único caminho que as cidades têm para alcançar uma mobilidade que facilite de fato a vida do cidadão. “O prefeito Paulo Piau está de parabéns pela visão de futuro no município, pois é um outro eixo de BRT e não temos outro caminho a não ser o transporte público coletivo. Vivemos em um país que sempre tratou a questão do automóvel como prioridade às pessoas, e não podemos mais continuar dessa forma, pois as grandes cidades estão travando. Uberaba vai no caminho correto ao dar prioridade ao transporte público, para que não atinja os mesmos problemas que as grandes cidades enfrentam neste momento. Todos vão ganhar com isso”, avalia o secretário nacional.


Segundo o secretário de Defesa Social, Trânsito e Transporte, Wellington Cardoso, o Sistema BRT mostra sua importância por meio dos usuários do transporte coletivo. “Com mais este eixo que inauguramos hoje, fecha-se todo um projeto e fortalecemos sua execução. Claro que no futuro serão pensados novos ramais, mas este é um ciclo que atende quase a totalidade dos nossos usuários. É um sistema moderno, com agilidade e segurança”.


O secretário de Obras, Marcondes Nunes, valorizou a conclusão do trabalho para a implantação do Sistema BRT Vetor lembrando a importância da obra. “Serão, em torno desse terminal, mais de 80 mil pessoas atendidas. Somando aos outros dois corredores já em funcionamento, vamos atender aproximadamente 180 mil pessoas por mês. Tivemos o privilégio de acompanhar desde o planejamento do projeto até a execução da obra, entregando um espaço com qualidade para o uberabense”.


Também presente na solenidade de inauguração, o superintendente da Caixa, Luis Carlos Alves parabenizou a Prefeitura de Uberaba destacando que o município sai na frente mostrando modernidade. “Mais uma vez o prefeito Paulo Piau dá uma demonstração inequívoca de visão de futuro. A questão da mobilidade urbana vem ficando cada vez mais latente, e preocupar-se agora é fundamental e administração de Uberaba está buscando uma solução que efetivamente está criando melhores condições para a mobilidade pensando na sociedade”.


Terminal “Tião Silva”. Instalado na Avenida Juca Pato, principal via do bairro Beija-Flor, o Terminal Sudoeste tem uma expectativa de atender cerca de 80 mil usuários diariamente e terá nove linhas, com uma extensão de 5,8 quilômetros e, 11 estações de embarque e desembarque instalados nas ruas Bento Ferreira, Avenida da Saudade, Avenida Dona Maria de Santa Borges, Rua João Dallacqua e Avenida Juca Pato.


O novo eixo atenderá diretamente as regiões dos bairros Beija-flor, Alfredo Freire, Morumbi, Pacaembu, Colibri, Marajó, Girassóis, Copacabana, Pontal, Dom Eduardo, Morada do Park, Nova Era, dentre outros.


O novo terminal contará com bancos e sinalizações adequadas atendendo as necessidades para idosos e portadores de necessidades especiais incluindo piso táctil e bicicletário. O novo sistema contará com ônibus chamados Troncal Secundário, o que permitirá uma maior mobilidade para os usuários que terão a opção de seguir tanto pelo Sistema BRT quanto pelas linhas convencionais. O eixo conta ainda com uma ciclofaixa instalada na Avenida Dona Maria de Santana Borges que contribuirá para a melhoria da mobilidade urbana, atendendo assim as mais variadas formas de locomoção.


De acordo com a superintendência de Transporte Público todas as medidas de segurança foram implantadas e testes tanto nos ônibus, quanto nas estações e, também, no terminal foram realizados comprovando a eficiência e funcionalidade do novo sistema.


O terminal, assim como todas as estações que integram os demais eixos, conta com uma central de monitoramento com câmeras e técnicos monitores auxiliando os usuários e cadeirantes a acessarem as estações. Além disso, contamos com uma central de controle semafórico para operar os semáforos ao longo do trecho.


Jor. Sabrina Alves
SECOM/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Transporte Coletivo



Voltar