WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

20/09/2018 - Parceria entre PMU e Uniube oferece capacitação para profissionais da Rede Psicossocial

Psicólogos da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde iniciam, na sexta-feira (21), um curso de capacitação para aperfeiçoamento profissional em parceria com a Uniube. A universidade é responsável pela organização do cronograma e dos profissionais que vão ministrar o conteúdo programático. Serão 72h de curso com encontros quinzenais realizados as sextas e sábados.


Segundo o diretor de Atenção Psicossocial da SMS, Sérgio Marçal, o tema da capacitação será “Psicoterapia breve e análise transacional”. Ele destaca que esta parceria tem como principal objetivo o aperfeiçoamento profissional dos psicólogos que integram a equipe do Ambulatório de Saúde Mental e o núcleo de apoio da Saúde da Família. “O trabalho faz parte da qualificação dos profissionais dentro do contexto de reestruturação da rede. O acesso da população aos serviços, inclusive aos atendimentos breves, é cumprido com qualidade, e o curso colabora para o aperfeiçoamento constante”.


O curso de capacitação será gratuito e a primeira turma contará com 25 profissionais da rede pública. Uma segunda turma também já está programada para 2019, trabalhando outras áreas de atuação e formas de abordagem.


Fortalecimento da Rede. A iniciativa faz parte de um planejamento de palestras e oficinas com profissionais de referência com o objetivo de reorganizar a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), cujo intuito é fortalecer o atendimento psicossocial do município e o protagonismo de usuários e familiares envolvidos.


O projeto representa avanços a nível local e visa a promoção, o empoderamento e o estímulo ao protagonismo social de usuários e familiares. “Com iniciativas como esta, estamos fortalecendo a RAPS local a partir do exercício da cidadania, favorecido pela criação de condições ao usuário de indicar as necessidades psicossociais a serem satisfeitas. Esse exercício contínuo contribui para a integralidade da atenção e promoção humana, possíveis a partir do envolvimento das pessoas no processo de cuidado, fazendo delas agentes de mudanças nas decisões sobre políticas, programas e serviços”, esclarece o diretor da Atenção Psicossocial.


Luiza Carvalho – Jornalista
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar