WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

19/09/2018 - Prefeitura acolhe mais de 2 mil pacientes nos grupos de Hiperdia

O trabalho oferecido pela Prefeitura de Uberaba em atenção ao diabetes e hipertensão tem rompido as barreiras do atendimento no consultório por meio da aproximação e acolhida aos pacientes de forma humanizada. Os grupos de Hiperdia, com encontros realizados nas Unidades Básicas de Saúde, atendem mais de 2 mil pessoas oferecendo atendimentos, orientações, palestras e interação com diversos temas de saúde para melhorar a qualidade de vida.


Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as atividades desenvolvidas com os Grupos Hiperdia envolvem equipes multiprofissionais e colocam os participantes como figuras centrais das atividades voltadas para a promoção da saúde. “A ação é uma importante ferramenta para a adesão dos mesmos ao tratamento adequado, e, principalmente, para a melhora na qualidade de vida. Além disso, os participantes se tornam difusores de informações, passando a conhecer as causas e os fatores agravantes das doenças”, destaca Rogério Balduíno, chefe do Departamento de Atenção Básica da SMS.


Em encontros semanais, quinzenais ou mensais, cujo cronograma é estabelecido de forma personalizada conforme o atendimento de cada Unidade de Saúde, os pacientes com diabetes e hipertensão passam por atendimentos como de pesagem, medição de Glicemia, pressão arterial e medida de circunferência abdominal, além de receberem orientações de enfermagem e atendimento médico durante o grupo.


Nas rodas de conversa os grupos de Hiperdia contam com renovação de receitas e entrega de medicamentos, avaliação antropométrica, orientações para alimentação e vida saudável e atividades de educação em saúde, entre outras ações que visam humanizar a relação dos pacientes com a rede de saúde.


Como participar. Qualquer paciente com diabetes ou hipertensão pode participar dos grupos de Hiperdia e ser integrante das rodas de conversa, orientações e ações educativas, bem como se integrarem a mais pessoas que compartilham experiências em comum. Os interessados devem se encaminham à Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para se informarem sobre o cronograma, que é estabelecido conforme a demanda de cada local. Na unidade, o paciente se integrará com a agenda e será informado sobre a dinâmica dos encontros.


Luiza Carvalho – Jornalista
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar