WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

18/09/2018 - Caism continua com atendimento especial na ação “Da Gestação ao Climatério”

Gestantes e mulheres na fase de climatério estão recebendo atendimento especial no Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism). A ação “Da Gestação ao Climatério” vai até o dia 28 de setembro e é oferecida pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O atendimento é das 7h às 10h sem agendamento, por ordem de chegada, e as mulheres poderão fazer diversos exames e encaminhamentos médicos.


Segundo balanço de atendimento no Caism, 76 mulheres com mais de 50 anos e na fase do climatério foram atendidas, sendo que em 75 dos atendimentos foram realizados todos os exames necessários. Em relação às gestantes, foram 19 mulheres atendidas. Foram sete solicitações de exames de rotina, 10 solicitações do Beta HCG e quatro direcionamentos para atendimento odontológico. 


Durante a campanha, qualquer gestante que ainda não tenha iniciado o atendimento pré-natal poderá se dirigir ao Caism e realizar a primeira consulta com o profissional de enfermagem. O acolhimento será realizado inicialmente na referida unidade, e as gestantes serão direcionadas a uma Unidade de Saúde mais próxima de suas residências para prosseguir com a realização completa do pré-natal. Continuarão o acompanhamento no Caism as mulheres que estiverem fora da área de cobertura de uma UBS.


Já o atendimento ao climatério, que é a transição fisiológica do período reprodutivo para o não reprodutivo na mulher, é voltado para mulheres a partir de 50 anos de idade. Elas poderão realizar consulta e  coleta de hemograma completo, glicemia em jejum, colesterol total e frações, além de triglicérides e urina tipo I.


Sheron Hellen da Silva, chefe do Departamento de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, destaca que as mulheres em climatério devem se atentar às condições para a realização dos exames. “No momento da consulta a enfermeira fará pedido dos exames necessários e a coleta será imediata, após o atendimento. Mas é importante destacar que a paciente deve estar em 8 horas de jejum, e a urina coletada deve ser a primeira do dia. Caso não haja essa condição, elas serão orientadas para fazer os exames no dia seguinte”, esclarece.


Além da ação especial para gestantes e mulheres em climatério, o Caism também está oferecendo orientações educativas sobre o atendimento odontológico e, conforme demanda, realização de agendamento. O endereço é Av. Leopoldino de Oliveira, 1160 - Parque do Mirante.


Luiza Carvalho – Jornalista
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar