WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

12/09/2018 - Residência Terapêutica da SMS recepciona vizinhos e parceiros em novo endereço

A Residência Terapêutica (RT) localizada no bairro Elza Amuí está agora em novo endereço, no Jardim São Bento. A Secretaria Municipal de Saúde promoverá um café da tarde nesta quarta-feira (12) para recepção de vizinhos e parceiros, objetivando aproximar e integrar a comunidade no conhecimento do local. 


O diretor de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, Sérgio Marçal, explica que a RT é uma alternativa para egressos de longa permanência em hospitais psiquiátricos terem uma oportunidade de reinserção social e recuperação da própria autonomia. A mudança de endereço ocorreu para adequar o espaço físico à qualificação do serviço, oferecendo mais qualidade de vida. O local tem capacidade para dez pessoas e em Uberaba são 4 Residências. A quinta está em trâmites para a abertura, e deve complementar a demanda de atendimento do município.


“A Residência Terapêutica tem característica exclusiva de moradia, ou seja, não é serviço de saúde. Ela acolhe pessoas com transtorno mental que saem de um hospital psiquiátrico e não têm para onde ir, e ali essas pessoas podem se vincular com a cidade e usufruir dos serviços necessários conforme suas necessidades”, explica o diretor de Atenção Psicossocial.


Cada Residência Terapêutica conta com dois cuidadores por período e um técnico em enfermagem para mediar a organização da rotina, de acordo com a necessidade de cada paciente, com o objetivo de incentivar a apropriação dos próprios moradores aos cuidados das casas. Atividades como arrumar a própria cama, lavar a roupa e servir a própria comida estão entre as ações que reforçam a retomada da iniciativa e autonomia depois de anos em internação.


Luiza Carvalho – Jornalista
Secom/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar