WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Transporte Coletivo

12/09/2018 - BRT Eixo Sudoeste/Beija-Flor será inaugurado dia 20

Cerca de 80 mil pessoas passarão a ser beneficiadas, diariamente, com a implantação do novo eixo Beija-Flor (Sudoeste). A cerimônia de inauguração do terminal, instalado na Avenida Juca Pato, está programada para o dia 20 de setembro, às 17 horas, junto com a feira que ocorre no local, atendendo pedido da comunidade. A operação do sistema terá início no sábado (22), dia com menor movimento, a partir das 5h.

Considerado uma forma rápida, confortável e segura de transporte, o sistema BRT Vetor – Beija-Flor contará com nove linhas, com uma extensão de 5,8 quilômetros e 11 estações de embarque e desembarque instalados nas ruas Bento Ferreira, Avenida da Saudade, Avenida Dona Maria de Santa Borges, Rua João Dallacqua e Avenida Juca Pato, onde está instalado o terminal. Atendendo diretamente as regiões dos bairros Beija-flor, Alfredo Freire, Morumbi, Pacaembu, Colibri, Marajó, Girassois, Copacabana, Pontal, Dom Eduardo, Morada do Park, Nova Era, dentre outros.

O prefeito Paulo Piau comemorou a entrega do novo eixo para a comunidade. “Esse trecho, pelo perfil das ruas e avenidas, terá uma eficiência maior do sistema, reduzindo o tempo de percurso do cidadão. Todo o trecho segue em fase de testes e aos poucos vamos ajustando para integrar a mobilidade urbana, principalmente em relação ao ônibus. Temos uma proposta de diminuir a quantidade de carros existente hoje nas ruas e por isso o trecho do BRT recebeu ciclovias e bicletários instalados nos terminais”, explica.

Piau destaca ainda sobre o sentimento de realização em entregar a obra, que para ele, trará muito benefícios à população uberabense, principalmente para quem mais precisa. “A prefeitura tem um prazer imenso de estar entregando o BRT completo. Reforço que tudo segue em fase de experimento e adaptações são necessárias”, disse.

O Terminal Sudoeste terá uma estrutura semelhante aos demais – Univerde (Oeste), Manoel Mendes (Leste), Gameleiras (Sudeste) e Beija-Flor (Sudoeste) com mobiliário e sinalizações adequadas atendendo as necessidades para os idosos e portadores de necessidades especiais, que inclui piso táctil e também bicicletário.

Orientação. Assim como ocorreu na etapa de implantação do Eixo Gameleiras/Sudeste, os usuários do transporte público serão orientados sobre as alterações e inserções de linhas que passarão pelo novo terminal que será entregue pelos fiscais da Sedest e das empresas de transporte – Líder e Piracicabana, o manual do usuário com as informações necessárias para o deslocamento para qualquer localidade da cidade.

O superintendente de Transporte Público, Claudinei Nunes, orienta aos usuários de “estando em qualquer um dos quatro terminais o usuário poderá utilizar todas as linhas disponíveis pagando somente uma tarifa para o seu destino final”, pontua. 

Teste de Eficiência. A exemplo do que aconteceu antes da inauguração do Terminal e do Eixo Gameleiras/Sudeste, será realizado durante toda a semana, em horários aleatórios, a simulação técnica dos veículos do sistema BRT do eixo Beija-Flor (Sudoeste).

Todos os veículos destinados ao eixo passarão pelos testes oficiais que antecede a liberação oficial do trecho. Além disso, os motoristas também seguem a semana em treinamento sobre o funcionamento geral das estações, embarque e desembarque dos passageiros, itinerários, dentre outras informações necessárias para o pleno funcionamento do sistema de transporte.

Os testes de eficiência são coordenados pela superintendência de Transporte Público, da Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest) e realizados pelas empresas VOLPAC E ATEC, responsáveis pela tecnologia do sistema de transporte público instalado em Uberaba.

Jor. Sabrina Alves

SECOM/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Transporte Coletivo



Voltar