WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

08/09/2018 - Palestra e “Regional em Ação” marcam um ano de funcionamento do Hospital Regional

O Hospital Regional José Alencar completou nesta terça-feira (4) um ano de funcionamento com balanço positivo, reforçando a importância do atendimento oferecido para a saúde de Uberaba e região. Serão dois momentos de comemoração, e o primeiro será no dia 14 com palestra de análise do primeiro ano de gestão. Já no dia 15 acontecerá o “Regional em Ação”, que oferecerá diversas atividades para a população.

O encontro no dia 14 acontecerá às 14h no Anfiteatro do Hospital, e será um momento voltado para os municípios. “A análise de 1 ano de gestão terá apresentação das ações desenvolvidas neste um ano de funcionamento, dados estatísticos dos serviços realizados e apresentação do Planejamento Estratégico para os próximos anos”, explica o secretário de Saúde, Iraci Neto.

Já no dia 15, das 8h às 12h, haverá momento festivo aberto a toda a comunidade. O “Regional em Ação” acontecerá no estacionamento que tem entrada pela Rua Edelweiss Teixeira, e será voltado para colaboradores e população. A manhã será movimentada com ações de saúde, como aferir pressão arterial, medir glicemia capilar, informações do Serviço Social, calculo ICM com técnicas de nutrição, entre outros serviços voltados para a saúde. Também haverá apresentação musical, o Coral do Hospital "Encanto Regional" e o cantor Junior de Oliveira, além de atividades recreativas, pipoca, algodão doce e refrigerante.

Desempenho. Com 60 leitos disponíveis, UTI e blocos cirúrgicos completos, o Hospital Regional atende casos de média complexidade de especialidades médicas e cirúrgicas, com ênfase na ortopedia.

Segundo os dados contabilizados até o mês de julho, o Hospital Regional já computa mais de 1.600 internações, sendo 1.105 na Clínica Médica, 292 na Clínica Cirúrgica e 203 na UTI adulto. Já foram realizadas 558 cirurgias em nove especialidades, destacando 349 em Ortopedia/Traumatologia, 141 Urológicas e 40 em Cirurgia Geral. As consultas beneficiaram, até julho, 2.920 pacientes. Ortopedia/Traumatologia lideram o atendimento com 2.422 consultas, além de 176 em Urologia, 170 em Hematologia e 104 em Clínica Geral.

Apesar do desempenho positivo, o secretário Iraci Neto lembra que o HR ainda não está em sua totalidade de funcionamento, e isso se deve principalmente à questão de recursos, assunto que empenha a Prefeitura de Uberaba em busca de soluções. Somente Pirajuba, Planura, Carneirinho, Conquista, Veríssimo, Sacramento, São Francisco de Sales, Campos Altos, Pratinha e Uberaba, dos 27 municípios atendidos, assinaram o Termo de Convênio de Cooperação entre os municípios para a gestão associada de serviços públicos de saúde e o repasse de valores para o funcionamento do Hospital Regional José de Alencar.

O HR conta com especialidades como Clínica Médica, Infectologia, Cirurgia Geral, Ortopedia, Nutrólogia, Anestesia, Cirurgia Vascular, Neurologia, Cardiologia, Reumatologia, Urologia, Endocrinologia, Pneumologia, Hematologia, entre outros. O Hospital atua em sistema “porta-fechada”, ou seja, os pacientes devem ser direcionados para lá pela regulação do Estado, por meio do SUS Fácil. Isso quer dizer que o cidadão não é atendido se for direto ao hospital; primeiro, é necessário procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) – São Benedito ou Mirante. Dependendo do diagnóstico será regulado para os hospitais de Clínicas, Mário Palmério, ou Regional.

 

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar