WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

08/09/2018 - Ação “Da gestação ao climatério” começa nesta segunda no Caism

Começa nesta segunda-feira (10), o atendimento especial a gestantes e mulheres na fase de climatério oferecido pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A ação vai até o dia 28 de setembro no Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism). O atendimento será das 7h às 10h sem agendamento, por ordem de chegada.

Durante a campanha "Da Gestação ao Climatério", qualquer gestante que ainda não tenha iniciado o atendimento pré-natal poderá se dirigir ao Caism e realizar a primeira consulta com o profissional de enfermagem. O acolhimento será realizado inicialmente na referida unidade, e as gestantes serão direcionadas a uma Unidade de Saúde mais próxima de suas residências para prosseguir com a realização completa do pré-natal. Continuarão o acompanhamento no Caism as mulheres que estiverem fora da área de cobertura de uma UBS.

Já o atendimento ao climatério, que é a transição fisiológica do período reprodutivo para o não reprodutivo na mulher, será voltado para mulheres a partir de 50 anos de idade. Elas poderão realizar consulta e  coleta de hemograma completo, glicemia em jejum, colesterol total e frações, além de triglicérides e urina tipo I.

Sheron Hellen da Silva, chefe do Departamento de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, destaca que as mulheres em climatério devem se atentar às condições para a realização dos exames. “No momento da consulta a enfermeira fará pedido dos exames necessários e a coleta será imediata, após o atendimento. Mas é importante destacar que a paciente deve estar em 8 horas de jejum, e a urina coletada deve ser a primeira do dia. Caso não haja essa condição, elas serão orientadas para fazer os exames no dia seguinte”, esclarece.

Além da ação especial para gestantes e mulheres em climatério, o Caism também fará orientações educativas sobre o atendimento odontológico e, conforme demanda, realização de agendamento. O Caism fica localizado na Av. Leopoldino de Oliveira, 1160 - Parque do Mirante.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar