WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

04/09/2018 - Campanha de Vacinação Antirrábica encerra com quase 39 mil animais imunizados

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, encerrou neste final de semana a Campanha de Vacinação Antirrábica 2018, com os últimos postos itinerantes nos bairros. Foram vacinados 38.911 animais, entre cães e gatos das zonas urbana e rural. Em relação ao ano anterior, houve uma queda de 15% no total de animais imunizados.
 
Segundo Lara Rocha Batista, chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, isso se deve em partes ao fato de muitos proprietários imunizarem seus animais em rede privada. “A imunização é feita juntamente com outras vacinas que não são disponibilizadas na rede pública, mas que são de grande importância para a saúde desses pets. Por outro lado, a população precisa tomar ciência do seu papel na prevenção e controle de doenças. Faz parte do contexto de posse responsável e bem estar animal a prevenção de doenças dos animais, principalmente aquelas de caráter zoonótico, como a raiva, doença extremamente grave e fatal tanto para os animais quanto para o ser humano”.
 
Do total de animais imunizados, 35.186 foram cães, sendo 26.675 na zona urbana e 8.511 na zona rural. Em relação a gatos, foram imunizados 3.725 animais, 2.819 na zona urbana e 906 na zona rural.
 
Vacinação continua - Apesar da campanha ter finalizado, o Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses reforça que as vacinas estão disponíveis enquanto durar o estoque. Portanto os proprietários dos animais que perderam o prazo da campanha podem levar seus cães e gatos ao departamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, para que se proceda com a imunização.
 
Luiza Carvalho – Jornalista
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar