WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

30/08/2018 - Dia Nacional de Combate ao Fumo é marcado com ações de incentivo em grupo

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu ação especial na UMS Aluísio Prata em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. Em reunião do Grupo de Tabagismo nesta manhã, foram entregues certificados para os pacientes que conseguiram parar de fumar mediante a ação dos grupos, valorizando o resultado do trabalho proposto.

Criado em 1987, o Dia Nacional do Combate ao Fumo é um dia para conscientizar a população para os riscos do cigarro, que é considerado a principal causa de morte evitável no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Estima-se que pelo menos um terço da população mundial adulta seja fumante.

Segundo o chefe de Departamento da Atenção Básica, Rogério Balduíno atualmente há nove unidades com grupos de tabagismo, e a intenção é ampliar gradativamente para todas as Unidades Básicas de Saúde de Uberaba. “Dentro das ações desenvolvidas, o usuário chega à unidade de saúde e manifesta a intenção de parar de fumar. A partir disso ele passa por atendimento com enfermeiros, que vão estratificar se este paciente será direcionado a tratamento em grupo ou atendimento individual com médico, para que ele possa ser inserido posteriormente nos grupos de tabagismo”, explica.

Dentro do trabalho oferecido pela Secretaria de Saúde, há orientação sobre os malefícios do tabaco e orientações para parar de fumar. Os grupos atendem, em média, de 10 a 30 pessoas por encontro, e a frequência é variável devido às dificuldades dos usuários em deixar o cigarro.

Rogério Balduíno avalia que os resultados tem sido positivos, e esclarece que o público interessado em participar dos Grupos de Tabagismo podem se encaminhar a uma Unidade de Saúde e informar que quer fazer parte do grupo de tabagismo, para que possa obter todos os esclarecimentos necessários para se inserirem no trabalho. “Cada grupo possui uma agenda programada, estabelecendo a frequência dos encontros”, pontua o chefe de Departamento da Atenção Básica.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar